Você está visualizando atualmente Ginástica no ambiente de trabalho previne lesões e incentiva bons hábitos na Santa Casa

Trabalhando para prevenir lesões e estimular a reflexão sobre hábitos saudáveis entre os profissionais, a Santa Casa do Pará iniciou neste de março a prática de exercícios físicos no espaço de trabalho dos servidores. A princípio, a ação que integra o Projeto Saudavelmente atende 13 setores do hospital, onde os servidores reservam alguns minutos em sua rotina de trabalho para fazer a atividade orientada por uma professora de educação física.

“A gente primeiro faz uma avaliação e observa o setor para identificar quais são suas necessidades. Com esse diagnóstico, a gente começa a intervir. E aí a gente trabalha o laboral com alongamento, flexibilidade, reforço muscular, mobilidade articular entre outras atividades que são essenciais. Esse projeto está em um programa chamado Bem Viver, que busca promover a saúde física e mental dos servidores do hospital. Cuidar de quem cuida”, afirma a educadora física Sharlene Batista.

Com uma rotina de 8 horas de trabalho na Santa Casa, seguida de mais 4 horas estudando, a assistente administrativa Alexsandra Farias acredita que a prática da ginástica no trabalho pode contribuir com a saúde dos trabalhadores e também melhorar a produtividade no trabalho.

“Trabalhamos com funções muito repetitivas e ficamos muito no computador sem essa pausa para alongar. Então eu acho muito importante para o nosso organismo, porque inclusive isso vai refletir na instituição, pois se eu adoecer menos, eu não vou faltar ao trabalho. Isso é muito importante, é um tipo de investimento na saúde do servidor. E essa qualidade de vida se reflete no trabalho e na vida pessoal, porque eu cuidando da minha saúde, eu consigo trabalhar melhor, produzir melhor, ser mais ativa, em tudo na minha vida, então é muito importante sim a atividade física”, diz a servidora.

Os benefícios citados pela servidora podem ser confirmadas cientificamente em diversos estudos publicados em todo o mundo que comprovam que a prática de Ginástica Laboral combate e previne as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A atividade também colabora com a prevenção do sedentarismo, estresse e até quadros de depressão e ansiedade, entre outros aspectos que contribuem para uma melhor qualidade de vida do trabalhador.

A assistente social Lina Magno, gerencia o setor de saúde do trabalhador da Santa Casa e explica como a prática foi planejada e vem sendo adotada como parte das ações do Projeto Bem Viver, voltado ao bem-estar e saúde mental dos servidores da instituição.

“Começamos com a identificação do perfil epidemiológico, pois a saúde do trabalhador recebe todas as licenças de saúde e faz o levantamento ao nível de perfil epidemiológico para ver se há uma certa prevalência. Depois da pandemia, foi registrado um grande índice de adoecimento mental e emocional e também de doenças relacionadas a problemas articulares. A ginástica dentro do horário de serviço, com alongamentos, com orientações técnicas, vem a esse encontro”, explica a gerente.

Lina Magno também reitera que a ginástica laboral é um estímulo para que a pessoa transforme a prática de atividade física em um hábito que vai trazer benefícios para a vida dele como um todo, fazendo parte do seu dia a dia.

“Essa qualidade de vida começa com a decisão de fazer algo que venha ao encontro desse bem-estar, que é justamente a atividade física. E hoje, a atividade física não se restringe apenas a um espaço de academia. Desde que você crie uma rotina, você pode fazer até na sua casa”, conclui.

Benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais:

1. Previne doenças funcionais como as LER e os DORT, melhora a postura corporal, a flexibilidade, a resistência e a coordenação motora. Também diminui inflamações, traumas, tensões musculares e os esforços nas execuções de tarefas cotidianas.

2. Desenvolve a consciência corporal, combate as tensões emocionais, melhora a concentração no trabalho e aumenta a autoestima de cada um.

3. Promove mais contato pessoal e social entre os servidores e melhora o trabalho em equipe.