Você está visualizando atualmente Santa Casa promove capacitação para melhoria da qualidade na assistência

Santa Casa promove capacitação para melhoria da qualidade na assistência

Em parceria com os Conselhos Regional e Federal de Enfermagem, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) realizou no final de semana, o curso para o desenvolvimento de competências gerenciais voltadas à melhorias da assistência em enfermagem. Participaram da capacitação, ao todo, 127 enfermeiros da Santa Casa e de outros hospitais da Região Metropolitana de Belém, que atuam no atendimento direto dos pacientes e também como responsáveis técnicos, coordenadores e lideranças de Enfermagem. O curso foi ministrado pela enfermeira Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, doutora em Saúde Pública e orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“A ideia do curso é mostrar como os enfermeiros podem realizar aquilo que já fazem, que é o cuidar, usando as ferramentas da gestão para gerenciar o cuidado e assim trazer ainda mais segurança e qualidade. Se eu tiver enfermeiros melhor preparados para cuidar melhor, porque são melhores gerentes, eu certamente estou garantindo que a qualidade da assistência de enfermagem seja melhor e que o paciente será melhor cuidado. Então, é um benefício tanto para o próprio profissional quanto para a sociedade”, afirma a enfermeira e professora.

No curso foram abordadas desde questões mais amplas como a compreensão do atual cenário e realidade sobre as relações de trabalho no mundo e seus desafios para os serviços de saúde e enfermagem, até temas mais específicos, como o papel do gerente para uma assistência de enfermagem de qualidade no contexto interprofissional; a necessidade de percepção sobre o contexto assistencial e político para resolução de problemas e o conhecimento de ferramentas gerenciais para uma gestão com eficiência e efetividade.

Metade dos participantes da capacitação pertence ao quadro de profissionais da FSCMPA, que por meio da Gerência de Enfermagem fez a proposição do tema sobre liderança. A enfermeira Benedita Martins, gerente-geral de Enfermagem da instituição, ressalta a importância do evento para a Enfermagem da Santa Casa.

“Esse tema vem com o propósito de trabalharmos realmente a ratificação do papel do enfermeiro como gerente da assistência no cenário onde nós estivermos incluídos. Por meio de aulas expositivas e aplicação de testes para avaliar também as nossas competências pessoais quanto gerenciais, o curso contribui com a capacitação desse time de líderes cada dia mais preparados para gerenciar e entregar além do esperado para o público atendido aqui na Santa Casa”, afirmou.

Atualmente a Santa Casa conta com um corpo de enfermagem composto por mais 1.300 profissionais, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem, que representam a maior categoria profissional atuante no Hospital.