Você está visualizando atualmente Atividade lúdica realizada na pediatria da Santa Casa aborda a higiene das mãos

Atividade lúdica realizada na pediatria da Santa Casa aborda a higiene das mãos

A representação de uma batalha entre um vírus e as mãos limpas e a apresentação de uma paródia musical, que repete o passo a passo da rotina que deve ser seguida na higienização das mãos dentro do hospital, foram as formas divertidas que acadêmicos de enfermagem em estágio na Santa Casa, utilizaram para lembrar trabalhadores, acompanhantes e pacientes das enfermarias pediátricas da Santa Casa sobre a importância da higiene das mãos para prevenir infecções e contribuir para a segurança dos pacientes.

Seja lavando com água e sabão ou usando álcool em gel, a medida é essencial para evitar a propagação de doenças no ambiente hospitalar, como explica a enfermeira Sabrina Almeida, que coordenou a ação.

“É uma maneira da gente relembrar a meta 5 de segurança do paciente e fazer com que os profissionais digam ‘eu participo e faço parte dessa meta!’. Assim, por meio da dinâmica criativa a gente traz essa mensagem tanto para equipe, como para os nossos acompanhantes e ainda contribuindo também com o aprendizado dos estudantes, pois somos um hospital escola e precisamos estar sempre trabalhando para a formação”, afirma.

Pais do pequeno Eduardo, de 1 ano e 5 meses, Josiele e Eder assistiram atentamente a encenação e captaram a mensagem imediatamente.

“Assim que terminou, a gente comentou que precisa manter o hábito de andar com o vidrinho de álcool em gel. Hoje por exemplo, eu esqueci de colocar na bolsa e o que vi aqui me fez refletir que é muito importante sempre higienizar as mãos, assim eu me protejo e também protejo a saúde do meu filho, que precisa estar muito protegido”, afirma Josiele.

Após as apresentações, enfermeiros e técnicos de enfermagem foram convidados a responder um quiz sobre a higienização das mãos e assinaram, com as mãos pintadas de tinta, um painel de adesão aos cuidados com as mãos.