Você está visualizando atualmente Banco de leite humano da Santa Casa conquista Certificação da Fiocruz

Banco de leite humano da Santa Casa conquista Certificação da Fiocruz

Programa de Certificação para Bancos de Leite Humano é uma estratégia da Fiocruz e fortalece as capacidades científicas e tecnológicas da rede de órgãos

O Banco de Leite Humano ( BLH) João Aprígio Guerra de Almeida, da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, o Certificado de 100% de Eficácia da Gestão de informação de dados significativos, para o controle da qualidade do leite humano, do atendimento às demandas, das quantidades de leite humano distribuído aos recém-nascidos internados, entre outras dados que qualificam o serviço voltado aos pacientes e a sociedade.

O certificado foi comunicado à Fundação Santa Casa em evento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), no último final de semana. De acordo com a nutricionista Cynara Souza, gerente do BLH da Santa Casa, a certificação reflete o trabalho de excelência desenvolvido pela FSCMPA, que conta com equipe técnica capacitada e uma estrutura física adequada, e é também uma conquista compartilhada com instituições que trabalham em parceria com o Banco e com as próprias doadoras de leite.

“Esse resultado reforça também como é importante fortalecer o Projeto Bombeiros da Vida, porque eles fazem a rota trazendo o leite humano doado e em condições adequadas de refrigeração e conservação, para que não haja alterações nesse valioso produto. Eles também fazem as orientações pertinentes ao processo de ordenha do leite pela doadora, como a utilização adequada do kit esterilizado, higienização das mãos e o armazenamento adequado do leite humano coletado, entre outras ações. Nesse processo também destacamos a importância das doadoras, que doam o excedente de leite humano, o que possibilita o registro de doadoras ativas e do volume de leite doado”, detalha a nutricionista sobre as ações que geraram os dados para a certificação.

A diretora de apoio técnico operacional da Santa Casa, Maria Alves Belém, recebeu a certificação, juntamente com a gerente do BLH. Ela destacou a importância da certificação no Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano.

“Considerando a referida Certificação o Banco de Leite João Aprigio Guerra de Almeida da Santa Casa recebe a Certificado de 100% de Eficácia da Gestão de informação de dados significativos, que para nós é o reconhecimento do Banco de leite humano pela sua contribuição para a sociedade, o que se agrega diretamente à perspectiva do planejamento estratégico da FSCMPA elevando resultados satisfatório para o público atendido”, conclui a gestora, que ao lado da nutricionista Cynara Souza receberam o certificado das mãos de João Aprígio Guerra de Almeida, o criador da Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil.

Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano ( PCFioBLH) 

De acordo com informações da Rede Global de Bancos de Leite Humano, o Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano é uma estratégia da Fiocruz para “o fortalecimento das capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede Global de Bancos de Leite Humano, com o propósito de responder às demandas do SUS-Brasil e dos países cooperantes, no âmbito da segurança alimentar e nutricional na atenção ao recém-nascido e ao lactente”.

Além da certificação para a gestão de informações, na qual o BLH da Santa Casa foi certificado com 100% de eficácia agora em abril, o programa tem como objetivo certificar o grau de conformidade alcançado pelos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano nos quesitos: Certificação profissional para os processos de trabalho em Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; Certificação da informação em Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; Certificação da infraestrutura física de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; Certificação de equipamentos de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano; Certificação do processamento e controle de qualidade do leite humano em Bancos de Leite Humano e Sistema de controle interno do controle de qualidade de Bancos de Leite Humano. A avaliação desses requisitos deve ocorrer a partir de agosto de 2024.

BLH da Santa Casa

Com quase 4 décadas de funcionamento, o Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará é um dos maiores do país. Responsável pela promoção de ações destinadas a incentivar o aleitamento materno, e ainda pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do excedente de leite humano das doadoras, incluindo mães de recém-nascidos que por motivos de saúde não podem mamar.

Só nos 3 primeiros meses de 2024, em parceria com o Projeto Bombeiros da Vida, o BLH coletou mais de 750 mil litros de leite. O alimento padrão ouro, doado por 628 doadoras ativas, contribuiu com o tratamento de mais 600 bebês prematuros ou de baixo peso atendidos na instituição.

Deixe um comentário