Você está visualizando atualmente Voluntários realizam festa de aniversário para crianças em tratamento na Santa Casa

A pedido das crianças, comemorações tiveram como tema o Homem Aranha e Copa do Mundo, e contaram com a presença de animadores

Alaf e Airton completaram 11 anos e fazem aniversário na mesma semana. Em comum, além da idade, as crianças estão em tratamento no serviço de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica da Santa Casa (TRSP) e, por isso, precisam estar diariamente no hospital para fazer hemodiálise. Mas nem o problema de saúde, nem o rigor do tratamento impediram que os dois meninos tivessem a alegria de comemorar seus aniversários.

As duas festas temáticas, organizada pela equipe multiprofissional que atua na TRSP e realizadas com o apoio das famílias e de voluntários, proporcionaram aos dois os momentos mágicos que toda a criança quer viver no dia do seu aniversário e que pode ser mais importante ainda durante um tratamento de saúde, como explica a terapeuta ocupacional Clévia Dantas, uma das responsáveis pelas comemorações.

“Tirar um momento para celebrar a criança a faz sentir amada e importante dentro do contexto que vive. E para estas crianças da Nefropediatria, onde passam quase parte da vida labutando com os pais, mediante o processo de adoecimento, traz um significado maior, o do sentir pertencente ao meio, e aderir com mais motivação ao tratamento por doença crônica”, afirma a terapeuta.

E a sensação de bem-estar proporcionada pela atividade afeta também os acompanhantes das crianças em tratamento.

“Para os pais e familiares, o significado é celebração da vida e a certeza que seus filhos têm importância para toda a equipe multiprofissional. Além de promover a socialização, a noção temporal, a interação  com o meio e com a equipe e demais pacientes, e promove por sua vez  a ressignificação do ambiente hospitalar, o acolhimento e a humanização do cuidado”, afirma também Clévia Dantas.

Atualmente, 23 crianças com idades de 1 a 13 anos fazem hemodiálise na Santa Casa. Junto delas estão avós, pais e mães, como dona Jucinalva Rodrigues, mãe de Airton, que precisou sair de Santarém há quatro meses para garantir o tratamento do filho. Para ela, a iniciativa é positiva para as crianças e os adultos.

“Eu acho que esses momentos são de muita importância, pois as crianças comemoraram, brincam e se divertem, mesmo estando dentro de um hospital. Tanto elas, quanto nós esquecemos por um tempo as preocupações do tratamento”, afirma.

As festas aconteceram na última semana e a pedido das crianças os temas escolhidos foram Homem Aranha e Copa do Mundo. As atividades tiveram o apoio de voluntários, como a animadora Tia Bola que regularmente participa das comemorações.

Texto: Etienne Andrade/Santa Casa