GERÊNCIA DE ENSINO

Ensino e Pesquisa

 

GERÊNCIA DE ENSINO DA SANTA CASA DO PARÁ

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), órgão da Administração Indireta do Governo do Estado do Pará, integrante da Rede Estadual de Saúde, criada pela Lei Complementar nº 003 de 26 de abril de 1990, reestruturada nos termos da Lei n.º 052 de 30 de janeiro de 2006, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 04.929.345/0001-85, sito à Rua Oliveira Belo, 395, bairro Umarizal, CEP 66.050-380, Belém/Pará, com autonomia, técnica, administrativa e financeira, tem por finalidade institucional assegurar a execução de ações e serviços assistenciais, porém tem ciência de sua responsabilidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A responsabilidade histórica na área da formação de pessoas para Rede do SUS teve seu reconhecimento no ano 2019, em cerimônia na ALEPA por ocasião da comemoração dos 100 anos do curso de Medicina da UFPA.

Mediante a preocupação com ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão, a partir de 2006 o seu organograma passou a contar com a Diretoria de Ensino e Pesquisa, na qual estão inseridas a Gerência de Ensino e a Gerência de Pesquisa. Foi inicialmente certificada como Hospital de Ensino (HE), conforme Portaria Interministerial MS/MEC n° 2378 de 26 de Outubro de 2004, e sucessivamente vem send recertificada pelos mesmos órgãos. Desde1977 já recebia residentes de pediatria da UFPA e em 1983 teve seu primeiro programa de residência em pediatria aprovado pelo MEC/MS. Hoje conta com 13 programas de residência médica e um programa multiprofissional (2011) em parceria com a UEPA, além de ser cenários para outras residências, cursos de graduação e técnico do estado, bem como de cursos fora do Estado do Pará.

Em 2012 iniciou o Programa de mestrado Profissional em Gestão e Saúde na Amazônia, que tem como objeto a formação de profissionais para melhor gestão de recursos, com produto que tragam soluções de problemas reais além de publicações científicas que publicizam a saúde do estado. Os resultados já contabilizam 72 mestres em gestão da Saúde, assumindo cargos de gestão da saúde no setor público e privado do estado, produtos implantados para soluções de problemas, cargo de gestão nacional suplementar, como é o caso do Programa Nacional de Saúde Suplementar do Banco Central, bem como trabalhos premiados (www.mestrado.santacasa.pa.gov.br).

Na área da pesquisa a FSCMP tem feito parceria com Acordo de cooperação técnica com a Fundação de Amparo a Pesquisa no Pará- FAPESPA, com captação de recursos, para projetos de pesquisa que inovem com aquisição de equipamentos para melhoria na assistência a saúde prestada, isto só foi possível pelo reconhecimento dos nossos resultados em ensino, pesquisa e extensão.

Na área da Publicação científica a FSCMP se modernizou com a estruturação da revista científica Pará Resourche Medical Journal (https://www.prmjournal.org/).