RESIDÊNCIA

Ensino e Pesquisa

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de Pós-Graduação lato sensu, caracterizada pela formação treinamento em serviço, considerada o “padrão ouro” da especialização médica. Funcionando sob a responsabilidade das Instituições de Saúde em consonância com a Lei nº 6.932 de 07/07/1981 e Decreto nº 80.821 de 05/09/1977, obedecendo as diretrizes. A Santa Casa de Misericórdia do Pará, juntamente com a Universidade Federal do Pará foram as pioneiras a implantarem os Programas de Residência Médica no Estado. O primeiro programa que entrou em funcionamento foi o de Pediatria em 1977. Hoje conta com doze programas credenciados pela CNRM/MEC, assim distribuídos:

Programa                                  Vagas     Período

Pediatria                                     10          2 anos

Cirurgia Pediátrica                      2           3 anos

Ginecologia e Obstetrícia          10           3 anos

Clínica Médica                           12          2 anos

Cirurgia Geral                              6           2 anos

Radiologia                                   2            2 anos

Neonatologia                               5            2 anos

Nefrologia Pediátrica                   2           2 anos

Anestesiologia                             4           3 anos

Hepatologia                                 2            2 anos

Medicina Intensiva Adulto           3             2 anos

Medicina Intensiva Pediátrica     3            2 anos

Dos 421 profissionais que concluíram os programas, mais de 80% encontram-se atuando em Instituições Públicas e Privadas da capital e interior do Estado do Pará e Região Amazônica, o que pressupõe a importância destas instituições formadoras uma vez que estas qualificam os profissionais e favorecem o aumento da produção científica na área de saúde. Os Programas de Residência são coordenados pela Comissão de Residência Médica – COREME, de acordo com a Legislação deliberada pela Comissão Nacional de Residência Médica CNRM/MEC.

Maiores informações Fone: (91) 4009-2303 E-Mail: coreme@santacasa.pa.gov.br  ou coreme.santacasa@yahoo.com.br

 

RESIDÊNCIA MULTI

Sobre a Residência Multiprofissional da Santa Casa A Residência Multiprofissional da Fundação Santa Casa de Misericórdia está atualmente com duas turmas de residentes, a 1ª Turma teve início em 03/2012 com 16 residentes e a 2ª Turma teve início 03/2013 com 17 residentes. A 1ª Turma, hoje com 13 residentes multiprofissionais (R2), sendo, 6 enfermeiras, 2 nutricionistas, 2 psicólogas, 1 terapeuta ocupacional, 1 assistente social, 1 fisioterapeuta. Todas vêm desenvolvendo suas atividades práticas nos diversos cenários da Saúde da Mulher, do neonato e da criança. Quanto as atividades teóricas, já concluíram as disciplinas do Eixo comum, como: SUS e Políticas Públicas, Ética e Bioética, Biossegurança e Vigilância em saúde, Epidemiologia e Bioestatística, Metodologia Científica, entre outras. E do Eixo transversal, Políticas Públicas de Saúde da Mulher e da Criança e grupos especiais, disciplina esta oferecida pelo programa. Atualmente estão cursando as disciplinas do Eixo específico para cada categoria profissional.

Durante este um ano e meio de residência tiveram a oportunidade de participar de diversos cursos, como: aleitamento materno, método canguru, reanimação neonatal, entre outros. E também de eventos científicos, como: workshop de pesquisa, Fórum de Pesquisa, Projeto Atenção Integral a Saúde da Mulher e da Criança: foco no cuidado hospitalar sob as diretrizes do SUS, com a apresentação de um musical intitulado “Um convite a Humanização”.

Atualmente estão desenvolvendo suas pesquisas para a construção de suas monografias a serem apresentadas ao final do curso. Alguns ainda aguardando a Plataforma Brasil, enquanto outros avançam na coleta de dados.