Você está visualizando atualmente Santa Casa oferece orientações sobre saúde bucal para pacientes da Casa da Gestante

Palestra ministrada por odontóloga e estagiárias de Odontologia do Hospital tem o apoio da equipe multiprofissional da instituição

“É muito importante que a mulher inicie o acompanhamento de pré-natal desde o início da gestação. É no pré-natal que a gestante vai descobrir se ela ou seu bebê tem algum problema de saúde. Vai também fazer os exames e vacinas necessárias. E ainda poderá ser acompanhada por uma equipe multiprofissional, contando com médico, enfermeira, odontólogo, psicólogo e, assistente social, todos pensando no bem-estar da mãe e do bebê”, afirma Luzia Ribeiro, enfermeira obstetra da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), em Belém. O bem-estar geral da gestante passa, também, pelos cuidados com a saúde bucal.

Luzia Ribeiro acompanha grávidas e puérperas na Casa da Gestante, local que abriga pacientes sem indicação de internação, mas que por situações de saúde ou sociais precisam ficar próximas ao Hospital. A enfermeira ressalta que o pré-natal deve ser garantido para todas as gestantes, o que nem sempre é possível às pacientes atendidas na Santa Casa. Geralmente, a metade delas reside no interior do Estado.

Um exemplo é Edineide Tavares, com gravidez de risco, que percorreu quase 400 quilômetros para vir da área rural do município de Oeiras do Pará, onde reside, até a Santa Casa, em Belém. Já na 38ª semana de gestação do quinto filho, foi durante sua passagem pela Casa da Gestante que ela, pela primeira vez, recebeu informações sobre como cuidar melhor da boca e dos dentes.

“Eu só fui uma vez no dentista, e foi porque tava com dor de dente. Tive que arrancar. Tenho quatro filhos e não sabia que cuidar dos dentes era tão importante pra evitar doenças em mim e no bebê. Aprendi a escovar os dentes direito, e agora, quando voltar, vou ensinar os meus filhos também e procurar cuidar mais, ir ao dentista, apesar de ser bem difícil, porque moro numa localidade rural que fica a quatro horas da cidade de Oeiras (município do Arquipélago do Marajó)”, conta a paciente.

Informações – Situações difíceis, como as enfrentadas por Edineide, chamaram a atenção da equipe de saúde da Casa da Gestante e da odontóloga Isabelle Alves, que atende na UTI Materna da Santa Casa. Foi organizada uma palestra para a orientação das gestantes. “Há uns dois meses, a equipe da Casa da Gestante me solicitou uma avaliação para uma grávida que estava sentindo dor de dente. Como ela estava para ter o bebê, eu fui até lá para avaliá-la. Foi então que conheci o espaço, e aí pensei que poderia fazer alguma coisa aqui por elas. Eu poderia levar informações a respeito da odontologia na gravidez”, informa Isabelle Alves.

A palestra foi ministrada pela odontóloga e por duas estagiárias de Odontologia do Hospital, e contou com o apoio da equipe multiprofissional da Casa da Gestante. Foram repassadas orientações sobre os cuidados com os dentes, desde a escovação e uso de fio dental, até a escolha correta dos alimentos ingeridos por durante a gestação.

Seis pacientes hospedadas na Casa da Gestante participaram da atividade, que está sendo programada para ser quinzenal, por conta da rotatividade de pessoas que passam pela unidade.