Você está visualizando atualmente Atendimentos nos 100 primeiros dias de 2023, mostram a força da Santa Casa do Pará na área da saúde do estado

Nos 100 primeiros dias foram 9.697 atendimentos na Urgência e Emergência da Santa Casaresultando em 2.367 partos normais e cesáreos. Na área de regulação para internação no hospital, foram realizadas 6.644 internações com 6.431 altas. No ambulatório da Instituição foram realizados 21.731 atendimentos. Já o Laboratório realizou 31.907 atendimentos nas áreas do hospital, totalizando 293.689 procedimentos. Números que para a diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, Norma Assunção, são resultados de uma realidade de muito trabalho.

“Realmente 2023, a gente começou com a nossa Maternidade lotada, nossa Urgência com uma demanda muito grande, onde o exercício da instituição é fazer esse giro de leito e de atendimento de forma que possamos atender a necessidade de nossa população. É um exercício bem árduo, mas a gente tem trabalhado com a equipe do hospital para desenvolver e enxergar essa necessidade de nossos usuários, de otimizar os nossos processos para que os nossos resultados venham com mais segurança e de uma forma mais ágil. E esse é o objetivo para que possamos ofertar mais leitos à população e ter essa instituição gigante como uma aparelho de utilização de nosso povo”, destaca a diretora da Santa Casa.

José Roberto Duarte Júnior, da Coordenação de Diagnóstico por Imagem e Endoscopia, diz que os exames, de maneira em geral, são realizados para diagnóstico, para procedimentos a serem realizados em pacientes internados e ambulatoriais. “Sendo que os pacientes internados têm uma atenção especial para não comprometer o giro de leito do hospital, proporcionando uma diminuição de intercorrências e ajudando para que novos pacientes tenham acesso à instituição”.

“A Santa Casa realizou nestes 100 primeiros dias cerca de 28.400 exames por imagens, uma média de 8.500 exames de imagens/mês. Realizou a aquisição de um mamógrafo digital, em março último, e está em funcionamento, além da inserção de aparelho de raio X móveis digitais”, destaca José Júnior.

“Aqui trabalhamos com exames de raio X simples e contrastados, exames de mamografia, exames de tomografia simples e contrastados, exames de ressonância magnética simples e contrastados, exames de endoscopia, exames colonoscópicos, exames de ultrassonografia clínicos e obstétricos, além de ecocardiograma. Em relação aos exames oferecidos aos pacientes ambulatoriais, o acesso via site da instituição para ter mais praticidade e economia nos resultados, podendo ser acessado de qualquer lugar que tenha internet, aí o paciente pode baixar o laudo, além das imagens disponíveis”, informa José Júnior.

Ana de Oliveira, dona de casa, moradora do bairro do Bengui, em Belém,  relata que sempre que recorreu à Santa Casa foi bem recepcionada. “Fiz uma série de exames no hospital e fiquei muito surpresa com os equipamentos de ponta que a instituição oferece. Os aparelhos de mamografia e tomografia são bem modernos. E graças a Deus fui bem atendida em todos os meus processos na Santa Casa”.

Elineth Valente, Coordenadora do Complexo Ambulatorial da Santa Casa informa que nestes primeiros 100 dias foram realizados 15.348 atendimentos médicos e 6.383 atendimentos no Ambulatório multidisciplinar. “A Santa Casa é um exemplo de atenção integral à saúde. Realizamos em nossos ambulatórios, apenas nos primeiros meses do ano, mais de 21 mil atendimentos. Sendo mais de 15 mil consultas médicas e mais de 6 mil, realizadas pela equipe multiprofissional”.

“Acompanhamos com excelência desde o acompanhamento pré natal de risco, a transplantes hepáticos, passando por diversas outras especialidades em pediatria e assistência a adultos. De forma multidisciplinar. Os nossos números mostram a importância da instituição para saúde da população paraense”, destaca Elineth.

Relevância na Saúde – Em 1990, a Santa Casa de Misericórdia do Pará foi transformada em Fundação Pública estadual, após uma luta de servidores, profissionais das Universidades e Justiça do Trabalho junto aos deputados da Assembleia Legislativa do Estado, quando o então governador Hélio Gueiros assina o decreto fundacional. Ao longo desses 32 anos, desde que passou para o regime jurídico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), o hospital já realizou mais de 220 mil partos.

Uma das maiores maternidades do Norte do Brasil, em 2022, realizou 35.332 atendimentos a mulheres na área de urgência e emergência, e 7.965 partos normais e cesáreos. A maternidade, que há décadas é referência para a população, representa segurança no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2022, a Santa Casa realizou mais de 1 milhão de procedimentos. Durante o ano, foram realizados 515.967 exames laboratoriais para pacientes atendidos nos ambulatórios, e 543.737 para internados. Entre os exames de imagem, foram 100.900, incluindo raio X, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, mamografia e ressonância, além de 4.686 sessões de hemodiálise pediátrica; 71.291 atendimentos ambulatoriais (média de 5.941 atendimentos/mês) e 20.931 internações hospitalares. Na área de Urgência e Emergência Obstétrica, a Santa Casa registrou 35.332 procedimentos – mais de 2,9 mil atendimentos/mês.

Para a doutora Norma Assunção, a Santa Casa tem três hospitais em um. “Temos um hospital geral, uma maternidade e uma neonatologia gigantes, que realmente representa para a amazônia e até para o Brasil, um hospital com muitos leitos. A neonatologia conta com mais de 100 leitos e mais de 100 leitos de obstetrícia. Um hospital que tem um grande volume de atendimentos e uma prestação de serviços gigante”.

Ascom – Santa Casa do Pará