Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa do Pará trabalha acessibilidade para servidores e usuários

Fundação Santa Casa do Pará trabalha acessibilidade para servidores e usuários

Hospital compartilha o planejamento estratégico com servidores com deficiência visual e qualifica a prestação de serviços na instituição

A apresentação nesta quinta-feira (9), do planejamento Estratégico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), aos servidores com deficiência visual é uma forma de garantir o acesso a informações que contribuam com o seu desenvolvimento e engajamento para o alcance da excelência na prestação de serviços na instituição.

Segundo a diretora de planejamento, orçamento e gestão da instituição, Walda Valente, o encontro com esses servidores é fundamental para trabalhar dentro da estratégia da organização todo o processo de inclusão, efetivamente.

“Trabalhar a inclusão nas suas neuro diversidades, trabalhar a inclusão dos povos indígenas, trabalhar a inclusão dos deficientes, dos portadores de deficiências especiais para a gente, está sendo uma construção linda, uma construção de escuta dessas pessoas, das suas necessidades e de inserção desse grupo em toda a estratégia da organização, entendendo que eles fazem parte dos processos organizacionais, de que eles têm um papel fundamental aqui dentro”, destaca Walda.

Há 17 anos na Santa Casa, a assistente administrativa Yolanda Miyake Nogueira, servidora com deficiência visual  relata sobre a necessidade dessa interação. “Acho que temos que ter ciência do que está acontecendo no hospital, como o hospital funciona, o que o hospital objetiva, além de, claro, o atendimento à saúde dos pacientes. Tenho interesse em saber para poder ter um olhar mais abrangente acerca do hospital. Porque conhecimento é valorização de cada pessoa, pode ser como agente de saúde, pode ser como profissional da saúde, principalmente visando que estamos trabalhando com outros seres humanos”.

“O planejamento estratégico que a Santa Casa está abraçando, surge como um clareamento da ideia. E, dentro disso, toda a valorização, claro, dos pacientes e também da inclusão dos pacientes e dos servidores. Unir os dois lados é importante diante da meta em atender os pacientes na área da saúde com excelência” , diz a servidora Yolanda.

A servidora Grazi Ferreira, que tem baixa visão e atua na área de Diagnóstico por Imagem da instituição, relata que construir e efetivar a acessibilidade precisa acontecer dentro dos setores e que o paciente seja atendido de forma efetiva. “Os que precisam de atendimento com a acessibilidade que saiam daqui satisfeitos. Essa é uma questão de unir os esforços. A gente precisa estar construindo com todo mundo junto, para efetivar realmente a acessibilidade, que é o nosso tema, que é o foco hoje, dentro do planejamento estratégico da Santa Casa”.

Inclusão social – Na gerência de desenvolvimento de pessoas da FSCMPA, a inclusão de grupos que historicamente sofrem com o preconceito e a descriminação é um dos pilares das trilhas construídas para garantir a igualdade de oportunidades e o respeito na instituição.

Victor Mateus, gerente de desenvolvimento de pessoas da Fundação Santa Casa, diz que a grande diversidade de servidores e a missão institucional da Santa Casa de cuidar da saúde das pessoas gerando conhecimento, tem fomentado ações que levam ao entendimento de que a diversidade se faz em diferentes âmbitos. “Assim, aproximamos as temáticas de formação sobre o transtorno do espectro autista, formação sobre letramento racial, formação sobre gênero, adaptações de materiais pedagógicos para servidores com deficiência visual ou baixa visão”.

“Buscamos a diversidade também de maneira transversal, como nos treinamentos voltados a experiência do paciente e cuidado centrado na pessoa, visto que a diversidade precisa ser uma pauta presente e não tratada de maneira isolada, apenas”, explica Victor Maués.