Você está visualizando atualmente Santa Casa do Pará chega aos 374 anos com dedicação plena à saúde de seus usuários

Da tradição a inovação a Santa Casa do Pará completa 374 anos de assistência à saúde e produção de conhecimentos

Fundada em 24 de fevereiro de 1650, a Santa Casa de Misericórdia do Pará foi uma das primeiras instituições a estruturar serviços de assistência à saúde no Brasil. Seguindo o modelo da Misericórdia de Lisboa (Portugal), tinha como lema “ensinar os ignorantes, consolar os infelizes, orar a Deus pelos vivos e mortos, tratar os doentes carentes, assistir os presos, alimentar os famintos e sepultar os mortos”.

Em mais de dois séculos a então Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará, que construiu asilos, hospícios e até cemitérios, desenvolveu obras de caridade e de saúde nesses espaços, até que em 1808 agregou ao seu patrimônio o Hospital Senhor Bom Jesus do Pobres, construído por D. Frei Caetano Brandão em 1787 no Largo da Sé (no bairro da Cidade Velha). Ao final do século XIX, o estabelecimento deixou de atender às necessidades da população, quando começou a ser construído no bairro do Umarizal um novo prédio, inaugurado em 1900 com o nome de Hospital de Caridade da Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Na década de 1990, deixou de ser um hospital de caridade administrado por provedores e passou a ser uma fundação estadual como é até hoje.

“Com esses 374 anos de atividade, sem dúvida alguma, a Santa Casa é a instituição de saúde mais experiente do estado e vem acumulando ao longo dos anos diversas conquistas para a população do Pará. Atualmente, a Santa Casa é uma instituição pública, que atende 100% SUS, que compõe a administração indireta do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública, que define as políticas de saúde do nosso estado e o que cabe a nossa instituição executar”, afirma o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Mendes Carmona.

Tendo como missão “cuidar da saúde das pessoas gerando conhecimento”, a Santa Casa vem buscando a excelência e já obteve importantes certificações, como a ONA 3, que significa que o hospital foi acreditado com Excelência atendendo a três critérios que são cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

“A Santa Casa, apesar de ter um prédio histórico, vem se modernizando, mantendo todo o seu patrimônio histórico e cultural associado às novas regulamentações técnicas para que a gente atenda à população adequadamente, nos preceitos do SUS e de segurança e qualidade no atendimento de saúde. Nós promovemos ciclos de melhoria diariamente no hospital em todas as atividades que nós atuamos e estamos em pleno processo de acreditação internacional e se tudo der certo no final de 2024, teremos esse selo internacional que vai demonstrar, que vai garantir, que vai afirmar que a Santa Casa compra diversas políticas de saúde, de segurança e qualidade em saúde de caráter utilizadas no mundo inteiro”, completa o presidente.

Como presentes de aniversário que vão resultar em mais qualidade de serviços à sociedade e o bem-estar das pessoas que trabalham para promover este atendimento, este ano a instituição vai ter diversas inaugurações de espaços assistenciais, culturais e históricos que somados totalizam uma área de 2.628 metros quadrados com um investimento de quase R$6 milhões em obras.

“É com muita satisfação que digo que todo esse investimento em obras, faz parte do projeto de requalificação do Complexo Centenário, onde podemos tornar a Santa Casa um complexo moderno, dentro das normas vigentes, porém mantendo toda a característica externa de uma construção centenária, preservando assim a sua memória”, afirma o engenheiro civil Marcelo Frota, coordenador da Engenharia da FSCMPA.

Programação: Para comemorar o aniversário de 374 anos, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará vai realizar um culto ecumênico com a apresentação do Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco. A celebração vai ocorrer nesta sexta, 23, às 8h, no auditório do Centro de Ensino e Treinamento em Saúde (CETS).