Você está visualizando atualmente Santa Casa implanta aplicativo que otimiza controle de estoques na instituição

Santa Casa implanta aplicativo que otimiza controle de estoques na instituição

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) realizou nesta segunda-feira (19), o teste piloto do “App Suprimentos”, aplicativo desenvolvido em 2023 pela coordenação de Tecnologia da Informação (TI), em parceria com os setores de Farmácia, Coordenação de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e Almoxarifado.

O teste foi realizado em uma das farmácias da Fundação para a liberação de medicamentos prescritos. Com a experiência aprovada, a usabilidade da plataforma foi ampliada, dando ao aplicativo novas funcionalidades, conforme explica o coordenador de Tecnologia da Informação da Santa Casa, Gilberto Rodrigues.

“A Santa Casa ampliou o uso do aplicativo e hoje ele é utilizado em toda área de logística, tanto no almoxarifado, quanto na Central de Abastecimento Farmacêutico e nas farmácias do hospital. É um aplicativo que foi desenvolvido 100% pela TI da instituição e hoje as equipes estão fazendo o uso dele através de palmtops e tablets, que conectados ao wi-fi fazem o controle de recebimento de prescrições, requisições, separação do material de almoxarifado, CAF e das farmácias, assim como a dispensação final”, detalha.

Com o aplicativo, processos como a separação e a baixa, antes realizados de forma manual, são agora realizados diretamente pelos dispositivos móveis (palms e tablets), utilizando o aplicativo, que realiza também a dispensação para as áreas.

“Na farmácia, por exemplo, no momento que eles recebem as prescrições, já fazem essa separação e ao mesmo tempo que vão separando já vão realizando a baixa e tudo integrado com o banco de dados do MV (sistema que gerencia informações no hospital). E aí, por fim, só fazem a entrega de dispensação final ali para o usuário que vai retirar os medicamentos ou os materiais”, explica o coordenador.

A farmacêutica Cynthia Pires, que coordena o setor de farmácia da instituição, ressalta que a logística hospitalar tem um papel fundamental nos serviços de saúde, ao gerenciar recursos que, segundo ela, podem salvar vidas. Para a gestora, a utilização da plataforma contribui com uso racional de medicamentos e materiais médico hospitalares, promovendo mais sustentabilidade.

“O aplicativo é uma ferramenta inédita, construída inicialmente para atender as demandas da cadeia medicamentosa, e que posteriormente expandiu-se para todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde a entrada dos produtos no almoxarifado e CAF, até a entrega nas unidades de internação, garantindo assim agilidade nos atendimentos, rastreabilidade e segurança na prestação do serviço”, reforça.

Assim como no setor de farmácia, os benefícios do uso do “App Suprimentos” também são observados no almoxarifado da Santa Casa, responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição de milhões de itens utilizados em todo o hospital, que convertidos em valores representam mais de R$1,5 milhão por mês.

“Antes dos palms e dos tablets, a gente dava baixa manualmente e por conta disso o processo tinha muita interferência humana, o que possibilitava erros, principalmente na rastreabilidade do lote. Com o uso da tecnologia, quando o estoquista tira o item da prateleira, ele já faz a leitura desse código de barra, dando a garantia de que aquilo que estamos dispensando é o que vai chegar lá no leito do paciente. Isso proporciona a rastreabilidade dos produtos, além do ganho de tempo, já que o atendimento de uma requisição padrão que era feito por duas pessoas, uma para separar e outra para dar baixa, é feita hoje por um mesmo servidor, dando mais garantia ao processo”, afirma Cláudio Tavares, coordenador do Almoxarifado da Santa Casa.

Atualmente estão em uso na Santa Casa 80 palmtops e tablets, 20 deles com o App Suprimentos.