Você está visualizando atualmente Auditoria em Enfermagem melhora a assistência aos pacientes na Santa Casa

Auditoria em Enfermagem melhora a assistência aos pacientes na Santa Casa

“Eu fui muito bem atendida tanto na cirurgia quanto aqui no pós operatório, as enfermeiras sempre muito atenciosas e fiquei impressionada em ver que o SUS funciona. Já estou bem e espero logo  estar em casa”.

O depoimento é de Sílvia Pantoja (43 anos) que espera ansiosa a volta para casa, depois de uma cirurgia bem sucedida de histerectomia. Ela foi operada na segunda, 18, e a alta será nesta quarta, dentro do previsto. A redução do tempo de permanência dos pacientes internados nas enfermarias de Clínica Cirúrgica é uma das conquistas desde que a auditoria em enfermagem foi instituída, há seis meses, na Santa Casa.

A prática da auditoria consiste em avaliar a qualidade da assistência de enfermagem por meio da análise de prontuários, do acompanhamento in loco dos pacientes e da verificação entre os procedimentos.

Atualmente a atividade vem sendo desenvolvida em 11 setores da Santa Casa, entre eles a Clínica Cirúrgica, onde já contribui para melhorar a assistência aos pacientes e para o alcance de metas como a redução do tempo de internação, explica a enfermeira Lucyete Chada, coordenadora da Clínica Cirúrgica.

“Na Clínica Cirúrgica, antes da implantação da auditoria, nós tínhamos muita dificuldade na implantação do plano terapêutico, onde é definido desde o tratamento até a data provável da alta do paciente. Com a realização da auditoria, detectamos essa fragilidade ao examinarmos os prontuários e hoje nós já temos o plano terapêutico definido para cada paciente internado. Isso se refletiu no aumento do número de cirurgias, porque a regulação começou a enxergar o tempo de permanência de cada paciente e pode agilizar o encaminhamento de novos pacientes para os leitos”, detalhou Lucyete Chada.

A prática, coordenada pela chefia da equipe de enfermagem repercute no trabalho dos profissionais de enfermagem e também nos outros integrantes da equipe multiprofissional, melhorando a interação, a troca de informações sobre o cuidado com cada paciente e por fim, se constituindo em uma importante ferramenta de melhoria da assistência prestada aos pacientes e também de motivação da equipe que consegue visualizar com mais clareza os resultados positivos do atendimento ao paciente. A enfermeira Cátia Barros, que atua na Santa Casa desde 2004, já percebe os aspectos positivos da implantação da auditoria para a integração da equipe e benefícios para os pacientes.

“ Há necessidade de se instituir esse tipo de prática, porque com essa avaliação a equipe se sente melhor direcionada e até mais protegida para exercer esse cuidado, essa assistência ao paciente. E nesses meses isso se tornou algo que faz parte da nossa rotina, melhorando o trabalho em equipe, pois nós tínhamos todos os profissionais trabalhando, mas agora a equipe trabalha integrada nos cuidados com o paciente e os bons resultados obtidos faz com que a gente continue e busque sempre a melhoria dessa interação”, afirma a enfermeira.

Além da Clínica Cirúrgica a auditoria em enfermagem vem sendo realizada em outros setores da Santa Casa, como a Clínica Médica, UTIs Adulto, UTI Materna, Clínica Pediátrica, UTI Pediátrica, Unidade Semi-Intensiva Pediátrica, Alojamento Conjunto ( Maternidade) e setor de Neonatologia.

Texto: Etiene Andrade / ASCOM FSCMP