Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza 8,7 mil atendimentos na urgência e emergência no primeiro trimestre deste ano

Com média de 1.100 internações por mês neste trimestre, em sua maternidade, a Santa Casa acolhe as mulheres e mostra sua relevância aos usuários do SUS no Pará.

O balanço de atendimentos feitos na Santa Casa, neste primeiro trimestre de 2022, registrou 8.729 mulheres atendidas na Urgência e Emergência do hospital, o que dá uma média de 2.910 atendimentos/mês. Esses serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) demonstram a credibilidade do público no trabalho profissional da Instituição.

De janeiro a março, foram realizados na maternidade da Santa Casa 2.043 partos (851 partos normais e 1.192 cesarianas). A médica obstetra e ginecologista Marília Gabriela, gerente da maternidade, explica que a Santa Casa do Pará é uma das maiores maternidades do país, e acredita que a principal relevância é que a instituição tem infraestrutura e equipe treinada para atender gestantes com alta complexidade.

“Esta é nossa maior relevância. A gente ainda atende pacientes de risco habitual, mas acredito que o mais importante são as vidas salvas das mães que chegam com complicações que a gente busca amenizar com as gestantes de alto risco. E os bebês prematuros que conseguem sobreviver, e a maioria, sem sequelas”, relata a médica.

Ambulatório – A Santa Casa do Pará encerrou o primeiro trimestre de 2022 com uma produtividade significativa em vários setores, como é o caso da área Ambulatorial com 13.173 consultas realizadas pelas equipes multiprofissionais da Fundação (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais), 17% a mais que em 2021, neste mesmo período.

Elineth Valente, gerente do Complexo ambulatorial, relata que os ambulatórios da Santa Casa, mantém sua missão institucional, prestando assistência e cuidando da saúde da população.

“Mesmo com os períodos turbulentos que passamos por conta dos picos da Covid 19, em todas as linhas de atuação, mas em especial nos ambulatórios mulher e de pediatria. Que são os carros chefes de nossa linha de atenção materno infantil. No início do ano passado ainda tínhamos muitos profissionais afastados. Além de estágios curriculares que ainda não haviam retornado por conta da pandemia”, destaca Elineth Valente.

Banco de Leite – A integração entre os diversos setores do hospital e o Banco de Leite Humano (BLH) representa uma segurança maior às crianças internadas no hospital e que precisam do leite materno. Neste primeiro trimestre de 2022, o BLH conta com 458 doadoras ativas, um crescimento de 19% de doadoras, em relação ao mesmo período do ano passado. Grande parte dessas doadoras proporcionaram uma arrecadação de 650 litros de leite humano, para o consumo de bebês prematuros e de baixo peso, internados na área de neonatologia da Santa Casa.

Segundo Vanda Marvão, nutricionista da coordenação do Banco de Leite da Santa Casa, a coleta neste trimestre representou um aumento de mais de 7%, fazendo um comparativo com o que foi arrecadado, neste mesmo período, em 2021. O que constata que todas as mobilizações, como campanhas pautadas na segurança da amamentação, são fundamentais para aumentar o estoque e ajudar as crianças internadas e que necessitam do leite materno no hospital.

Cirurgias e Exames –  Foram realizados ainda 417 procedimentos cirúrgicos de médio e grande porte, neste trimestre, além de 273.398 exames laboratoriais (em bioquímica, microbiologia, hematologia, parasitologia, urinálise e anatomopatológicos), tanto para pacientes internados como pelos que são atendidos pelo ambulatório da Santa Casa. Na área de Diagnóstico por Imagens e Endoscopia foram feitos 24.928 exames, entre os quais raio-X, tomografia, ultrassonografia, mamografia, ecocardiograma, ressonância e endoscopia.

Para a diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, Norma Assunção, a instituição é um dos maiores hospitais brasileiros e reforça o atendimento aos usuários do SUS no País. É um hospital centenário que tem um papel fundamental na assistência pública do estado do Pará.

“É um hospital grandioso com aproximadamente 500 leitos, com movimento significativo dentro da maternidade, com muitos partos realizados por mês. São números que representam realmente a importância que a Santa Casa representa para essa população, em todos os seus âmbitos de atendimento. Para mulher, para a criança, para o recém nato, para o adulto, tanto do ponto de vista ambulatorial com exames, quanto para cirurgias e internações”. Destaca a médica.

Em relação a terapias intensivas, são 100 leitos de UTI que a Instituição tem e consegue dar suporte a muitos pacientes no decorrer do ano inteiro. São números gigantescos que nós temos, demonstrando à população paraense que realmente é um hospital que pode ser confiável para a sua assistência e com isso fortalecendo realmente a saúde pública de nosso estado, diz a diretora.

“Sabemos que a população de nosso estado é muito grande e a Santa Casa faz a sua parte. E boa parcela desse cuidado, no Estado, é realizado nessa instituição que acaba também sendo uma referência para outras instituições na gestão desse cuidado. No suporte que a população precisa, isso faz com que essa instituição mesmo secular tenha essa importância para a população paraense”. Destaca a Dra Norma.

Por Samuel Mota