Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa do Pará forma nova turma de mestres na área da Saúde

Fundação Santa Casa do Pará forma nova turma de mestres na área da Saúde

A Fundação Santa Casa do Pará realizou a cerimônia de formatura dos novos mestres do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Saúde na Amazônia, no auditório da instituição, nesta terça-feira (14). A coordenadora do Mestrado, Valéria Santos, destacou tratar-se de um momento único em razão do cenário da pandemia da covid-19.

“Desafio que vocês enfrentaram. Vocês estavam fazendo ciência e hoje o que nos faz estar aqui é a ciência, é a vacina, é a pesquisa que nos faz estar aqui”, disse Valéria Santos, referindo-se ao fato de presentes estarem vacinados contra a covid-19. “Vocês cumprem um papel importantíssimo que é devolver à sociedade produtos de pesquisa”, acrescentou a professora.

“Aproximar a ciência ao ambiente de trabalho e hoje à educação mostra que não basta só ter prática, tem que ter uma base científica e vocês fizeram isso: na saúde do trabalhador, na segurança do paciente, na saúde materno infantil, na gestão. Vocês têm papel importantíssimo por que a missão continua em benefício dos grupos de pesquisa. O mestrado é uma etapa na vida de cada um de vocês e é importante galgar novos voos na busca de seguir em frente”, reforçou Valéria Santos.

A diretora de Ensino Pesquisa e Extensão da Fundação Santa Casa, Lena Alencar, recordou que essa é a segunda turma formada nessa atual gestão.“É de suma importância nós levarmos além. Ajudar o próximo com um pouco do que a gente sabe. O conhecimento precisa ser expandido, ser mostrado a todos. Precisamos que o próximo seja beneficiado. É uma grande honra para todos os novos mestres, que continuem. O que nos torna diferentes é o estudo, é o conhecimento”, enfatizou a diretora.

Walda Valente dos Santos, enfermeira da Fundação Santa Casa, obteve o grau de mestre e disse que tem orgulho de fazer parte de um mestrado da instituição em que ela própria atua. “Instituição que eu amo”, afirmou, acrescentando que quer contribuir para a melhoria do serviço público em saúde. “Para mim, é gratificante”.

“Deixo de mensagem às pessoas, principalmente, aos profissionais da saúde, que busquem fazer um mestrado profissional, a Santa Casa está de portas abertas. A instituição anualmente oferta vagas de mestrado e isso contribui muito para pesquisas em saúde, para tecnologias em saúde, para avanços em todo o processo de qualificação e tecnologia no serviço de saúde. Então é só orgulho e gratidão por ser de uma instituição que amo e faço parte”, afirmou Walda Valente.

“Ser mestre está a um passo além da graduação, ser mestre é poder dividir o conhecimento que foi adquirido com outras pessoas e ajudar na formação de outros profissionais, além de fortalecer ainda mais a política de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso País”, assinalou o enfermeiro, Fagnei Ivson Carvalho, que recebeu o diploma de mestre.

“Essa formação traz um desafio maior para cada um na área da assistência, fazendo o que tem que fazer como servidores e ao mesmo tempo buscando uma formação adicional, algo que vai trazer um benefício para os nossos usuários. São legados que deixam à sociedade”, afirmou o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona.

“Esse é um momento muito gratificante para o Hospital Santa Casa, em que a gente tem toda nossa vertente voltada para assistência, mas temos um braço forte dentro da instituição, que é a diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão. Conseguir formar uma turma no grau de mestrado, durante tudo o que a gente enfrentou, durante este período de um ano e meio a dois anos, (referindo-se à pandemia do novo coronavírus), é sem dúvida nenhuma uma grande vitória para instituição e uma vitória individual de cada novo mestre com a participação de cada familiar no apoio dessa conquista”, destacou Carmona.

Mestres – O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Saúde na Amazônia, com o curso de mestrado profissional Gestão e Serviços em Saúde, da Fundação Santa Casa, já formou 83 mestres, desde sua criação em 2012.

Os novos mestres diplomados são Ana Gabriela de Andrade, Djeane Kathe Leite, Fagnei Ivison Carvalho, Glauber Marcelo Seixas, Ilka Lorena Costa, Juliana de Borborema Pedreira, Maria de Fátima da Costa, Priscila Moreira Campos, Suellen Patrícia Loureiro, Valmor Arêde Júnior, Walda Valente dos Santos.

Por Governo do Pará (SECOM)