Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza mais de 150 partos e centenas de atendimentos de urgência obstétrica no período do Carnaval

“Eu vim da minha cidade na tarde do dia 12 já em trabalho de parto, fui rapidamente atendida e no mesmo dia minha filha nasceu, graças a Deus com saúde”. O depoimento é de Tatiane Siqueira, mãe de Ayla Valentina, que deu à luz na Santa Casa na tarde da segunda-feira de Carnaval.

Assim como ela, centenas de mulheres foram transferidas ou procuraram espontaneamente a maior maternidade paraense, que realizou 521 atendimentos na área de Urgência e Emergência Obstétrica do hospital, nos dias de festas do Carnaval, uma média de 87 mulheres atendidas a cada dia. Sendo que 193 pacientes foram internadas na maternidade do hospital no período carnavalesco.

“O número de atendimentos foi só um pouco maior que no ano passado, mas o que nós percebemos, no período de Carnaval, é um grande número de pacientes que vem do interior do Estado para ter o bebê aqui”, informa a enfermeira Ezilene Souza.

Também entre os dias 09 e 14 deste mês, a Fundação Santa Casa do Pará (FSCMPA) realizou 156 partos, sendo 57 normais e 99 cesáreas.

Marília Queiroz, médica coordenadora da Maternidade da Santa Casa, diz que na área do Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), em feriados prolongados o número de atendimentos  geralmente aumenta, por isso a Santa Casa têm um regime de plantão especializado para atender todas as mulheres do Estado.

“Quando a Urgência e Emergência do Hospital (Triagem Obstétrica) recebe um número muito grande de mulheres, consequentemente aumenta o número de pacientes tanto no Centro Obstétrico, como no PPP. A gente ainda atende pacientes de risco habitual, mas acredito que o mais importante são as vidas salvas das mães que chegam com complicações, que a gente busca amenizar, como as  gestantes de alto risco”, destaca Marília Queiroz.