Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza evento sobre o Novembro Azul

Santa Casa realiza evento sobre o Novembro Azul

A Fundação Santa Casa realizou nesta segunda-feira, 16, um evento voltado para os servidores do sexo masculino com a temática: Novembro Azul. O objetivo é trabalhar a conscientização dos servidores da instituição pelo cuidado com a saúde. Durante o evento que aconteceu no auditório do hospital teve esclarecimentos de dúvidas na área de urologia e psicologia, além de aferição de pressão arterial, glicemia e orientação nutricional.

Carlos José Queiroz Júnior, engenheiro de segurança do trabalho, disse que esse tipo de evento é importante para conscientizar toda população masculina sobre essa doença que pode gerar vários transtornos para os homens e que cada vez mais se possa quebrar esses paradigmas e cuidar de si diante dos riscos e gravidade que o câncer de próstata pode causar.

Para o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, é importante essas ações que se faz enquanto instituição na busca dos cuidados com a saúde dos servidores. “O novembro azul é voltado para o câncer de próstata assim como quebrar as barreiras por contato do preconceito, relacionado a forma de exame que é necessário para que se faça o diagnóstico precoce e o acompanhamento etc, e essa barreira precisa ser quebrada”, reforça o gestor.

“A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CEDP) e a Gerência de Gestão de Pessoas (GESP) promoveram toda a programação para que a gente incentive os nossos servidores a se cuidarem e fazerem um acompanhamento mais precoce para eventualmente, se tiver algum caso diagnosticado, se faça um tratamento mais eficaz garantindo uma qualidade de vida. Com servidores mais saudáveis melhor a gente atende mais a população, que é o grande objetivo da Santa Casa”, diz Bruno.

“Todas as ações preventivas devem ser feitas com a máxima antecedência, mesmo considerando o risco das características da doença que a gente precisa prevenir e aí têm determinadas idades, determinados protocolos, exames de sangue, exames físicos que a gente consegue fazer o rastreio disso. Das doenças que podem estar relacionadas ao gênero masculino e relacionadas a determinada idade dos pacientes”, enfatiza o médico Bruno Carmona.

Campanha – Este mês denominado ‘novembro azul’ tem como objetivo sensibilizar a sociedade, em especial aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pelo não-melanoma.

Os fatores de risco para o câncer de próstata são: idade avançada, histórico familiar, sedentarismo, obesidade, alimentação rica em gorduras, tabagismo e DSTs.