Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza programação para celebrar o dia do Enfermeiro

Santa Casa realiza programação para celebrar o dia do Enfermeiro

O 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, e para lembrar a data de hoje, desses profissionais, a direção e gerência geral de Enfermagem da Fundação Santa Casa preparou uma programação especial para homenagear a categoria, que cuida diretamente dos pacientes e usuários do SUS, atendidos pelo hospital.

Benedita Rodrigues, gerente geral de Enfermagem da Fundação, destaca que dentro do contexto da saúde, é público e notório a participação na prestação do cuidado, baseado no princípio de que o cuidar do ser humano exige, que o entendamos como um ser completo, daí a enfermagem ser a ciência e a arte do cuidar. “Hoje é o dia do enfermeiro. Por isso, estamos entregando esses brindes como forma de retribuir toda a dedicação e o compromisso desses 395 profissionais que compõem a equipe de enfermagem da Fundação Santa Casa do Pará, dizendo a eles o quanto são importantes na prestação de cuidados aos pacientes. Com utilização de métodos científicos, a enfermagem prescreve e faz toda a sistematização da assistência planejando a forma como esse cuidado vai ser prestado ao paciente”.  

“Tal prerrogativa faz com que o enfermeiro assuma papel decisivo na promoção, prevenção, prestação e recuperação da saúde da população. Isso nos torna importantes protagonistas dos sistemas de saúde, ao definirmos os processos de cuidado”, diz Benedita. 

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, destaca a atuação dos profissionais de enfermagem no trabalho de acolhimento ao paciente que vem para o hospital. “Fazer o atendimento adequado é o nosso objetivo e o trabalho desses profissionais é fundamental para a qualidade da saúde dos pacientes e usuários da Santa Casa. E mais ainda em tempos da pandemia que vivemos, o trabalho na linha de frente desses profissionais será sempre reconhecido”, destaca Bruno.

Essa é a primeira gravidez de Quezia Tavares Lobão, 26, moradora do bairro da Pedreira, em Belém, que deu à luz na manhã desta quarta-feira, 12, a uma menina que nasceu pesando 1370 g. Ela agradeceu pelo atendimento recebido na instituição e parabenizou os enfermeiros pelo seu dia. “Acordei toda ensopada, já estava perdendo líquido, mas não estava sentindo dor. Só senti dor nas últimas contratações, que foi quando subi pra cá, e quando cheguei aqui a psicóloga me falou para eu não me preocupar, pois seria atendida por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para prestar o melhor atendimento possível às pacientes. Na hora do meu parto, fui super bem tratada por todos os enfermeiros, técnicos e médicos. Foi uma assistência perfeita, até falei para a minha família que amei ter a minha filha aqui. Não pensava que seria desse jeito, foi perfeito e por isso quero parabenizar os enfermeiros pelo seu dia. É a coisa mais maravilhosa a gente chegar no hospital e ser aconselhada, bem atendida e bem cuidada. Por isso, quero desejar um feliz dia dos enfermeiros e que Deus abençoe essa profissão para que continuem cuidando das outras pessoas.”

A enfermeira Eliana Moura, que também é professora da Universidade Estadual do Pará (Uepa), tem dedicado grande parte de sua história de vida na Santa Casa, é a profissional da área com mais tempo de trabalho na Instituição. São 34 anos na assistência. “A enfermagem me remete a sentimentos, a partilha, a empatia e a arte do cuidar. A enfermagem é uma ciência, é uma profissão que você traz sempre o cuidar do outro e muitas vezes em se doar para o outro”.

“Você se torna um profissional, quando obedece todo uns critérios e depois você faz uma travessia dentro da sua vida profissional e aí você tem um misto de emoções, quando se depara com os melhores sentimentos de amor, de alegria. Eu trabalho na área de obstetrícia, onde se trabalha com o nascimento, aí você se revela quando você vê a felicidade do outro”.

Ser enfermeiro eu sempre digo, aos meus alunos: a enfermagem é a arte do cuidar. Você se doa. Depois de uma grande jornada de trabalho, você chega em casa com a sensação do dever cumprido. Tudo o que eu pude fazer em prol dos meus pacientes foi feito, então a enfermagem é a arte do cuidar”. Conclui Eliana.   

 

Força de trabalho –  O maior contingente que trabalha no hospital é formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem. 44% dos servidores da Fundação Santa Casa são formados por profissionais da área de enfermagem. Comemora-se o dia do Enfermeiro no dia 12 de maio, e do Técnico de Enfermagem no dia 20 de maio.

Programação –  Dia 12/05 – Homenagem aos enfermeiros com a entrega de brindes, nos turnos da manhã, tarde e noite; Dia 13/05 – Lançamento do Vídeo Institucional em homenagem aos profissionais de enfermagem; dia 14/05 – 10h  (Auditório) – Solenidade de posse da Comissão de Ética de Enfermagem da Fundação Santa Casa. Conferência Magna: O Código de Ética do Profissional de Enfermagem, com foco nas mídias sociais – dra. Danielle Cruz (Pte do Coren/PA); Dia 15/05 – 10h, Live sobre o protagonismo profissional de enfermagem e a acreditação hospitalar (Enfª Drielly Costa); Dia 17/05 – 09h Corredor de Aplausos (Corredor Central do Prédio Centenário) – Homenagem a Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem; Dia 20/05 – Dia do Técnico de Enfermagem, com entrega de brindes nos três turnos de funcionamento do hospital.

 

Deixe um comentário