Você está visualizando atualmente Biblioteca da Santa Casa completa 34 anos como um espaço de pesquisa da área acadêmica

Espaço foi criado em 17 de setembro de 1987, em parceria com a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, e atende estudantes e profissionais de Saúde

Criada em 17 de setembro de 1987, em parceria da biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA), a biblioteca ‘Profº João Fecury’ da Fundação Santa Casa busca atender estudantes, profissionais que atuam na área da saúde e servidores da instituição.

Bibliotecária da Fundação desde 2008, Luciane Obando explica que a Santa Casa por ser também uma instituição de ensino e pesquisa, foi necessário implantar o espaço por exigência do Ministério da Educação (MEC). “O objetivo principal é dar suporte bibliográfico e informação aos programas de Pós-Graduação em Residência Médica, Residência Multiprofissional, Mestrado Profissional, a docentes e discentes das Instituições de Ensino Superior, entre os quais: pesquisadores, profissionais de saúde e servidores técnicos-administrativos”.

“A missão de um hospital de ensino, além de educar e pesquisar, deve ser a de informar. E a biblioteca é um espaço físico de aprendizagem, onde a leitura, investigação, pesquisa, pensamento, imaginação e criatividade são fundamentais para a jornada de informação e de conhecimento aos nossos usuários, dando suporte ao seu crescimento cultural, pessoal e social. É nela que tratamos a informação do acervo bibliográfico, com base nas novas tecnologias, para melhor disseminá-la”. Enfatiza Luciane.

Lena Alencar, médica e diretora de Ensino Pesquisa e Extensão da Fundação Santa Casa, destaca que a biblioteca nesses 34 anos de existência tem levado ajuda, orientação e informações a todos que precisam. ‘Somos um hospital escola e não poderíamos deixar de valorizar este segmento tão importante para o ensino. Atualmente nossa biblioteca atende não só nossos alunos, residentes e servidores, mas também o público externo”.

“Pensando sempre no ensino, este ano de 2021 teremos nosso Repositório Institucional (disponibiliza a produção técnica e científica com acesso aberto na área digital, ampliando a visibilidade dos autores e permitindo a busca pelos assuntos abordados na instituição, por meio da internet), para abrilhantar e reforçar mais ainda o nosso compromisso com a educação, ensino, pesquisa e extensão, dentro da Fundação Santa Casa”. Reforça a diretora.

Para a acadêmica de nutrição, Lana Moura, a biblioteca é um espaço de aprimoramento do conhecimento adquirido no decorrer do curso. “Vir à biblioteca representa um reforço e solidificação de meu aprendizado técnico e profissional, por isso aproveito meu intervalo para aprimorar meus conhecimentos”.

SERVIÇO

A biblioteca localizada no Centro de Estudos Dr. Carivaldo Boulhosa, no corredor superior do prédio histórico, recebe por mês, em média, 258 visitantes nos últimos anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A biblioteca da Santa Casa está aceitando doações de livros relacionados à área da Saúde, com até cinco anos de uso, e quem quiser doar pode entrar em contato pelo telefone: (91) 4009.2281.