Você está visualizando atualmente Espaço Acolher da Santa Casa reforça parcerias com instituições de referência

Espaço Acolher da Santa Casa reforça parcerias com instituições de referência

Representantes do Ministério Público, do Legislativo estadual, da Seduc e da Cruz Vermelha de Belém e do Rio de Janeiro conheceram o trabalho do Espaço Acolher

A Fundação Santa Casa que é referência materno-infantil de média e alta complexidade, conta com uma equipe multiprofissional atuando em várias especialidades, entre as quais o Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamentos (Paives), com atendimento no hospital e amparo no Espaço Acolher, da instituição.

Para fortalecer o trabalho de combate ao escalpelamento, os técnicos do Espaço Acolher reuniram nesta terça-feira (13), com os representantes do Ministério Público Estadual (MPE), da Assembleia Legislativa (Alepa) e da Seduc (Classe Hospitalar), onde foi apresentado o Paives e o funcionamento da área de acolhimento. Segundo Luzia Matos, gerente do Espaço Acolher, o objetivo do Ministério Público é criar um projeto de prevenção para os acidentes de barco que levam ao escalpelamento e ainda um projeto de Lei Estadual, para garantir a fiscalização e controle pelos municípios das embarcações.

Ainda dentro da metodologia de trabalho, a gerência do Espaço Acolher reuniu com representantes da Cruz Vermelha do Rio de Janeiro e Belém, que vieram conhecer o trabalho desenvolvido pelo estado, no atendimento às vítimas de acidentes com as embarcações. Na ocasião informaram que pretendem montar uma rede de apoio para primeiros socorros e assistência psicossocial aos acidentados e seus familiares.

Espaço Acolher – Criado para garantir o atendimento psicossocial às vítimas que passam meses na capital paraense enquanto aguardam cirurgias reparadoras ou outros procedimentos para melhorar o estado clínico e psicológico, o Espaço Acolher, mantido pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Santa Casa de Misericórdia, também recebe acompanhantes das vítimas, quando necessário.

Atualmente, o governo do Estado assegura atendimento às vítimas de escalpelamento por meio do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, cujo fluxo inclui unidades básicas de saúde, unidades de urgência e emergência, Hospitais Regionais e a Fundação Santa Casa do Pará, através do Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento.

Eixos sem proteção – O escalpelamento é o acidente provocado pelo eixo do motor de pequenas embarcações. Por conta da falta de proteção no eixo, as vítimas – a maioria mulheres -, ao se aproximarem do motor, têm os cabelos arrancados, muitas vezes lesionando outras partes do crânio. Desde 2009, uma lei federal tornou obrigatória a proteção do eixo do motor. No entanto, apesar da fiscalização, embarcações ainda trafegam pelos rios da Amazônia com o eixo exposto.

A perda do couro cabeludo em embarcações, em geral, acontece quando o eixo do motor de uma embarcação é descoberto. Sem proteção, os fios do cabelo são enrolados ao eixo, arrancando assim de forma total ou parcial o escalpe.

Cirurgias reparadoras são feitas, mas o cabelo não nasce mais. Há casos em que as vítimas também perdem inclusive orelhas, sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves e até a morte. A maior parte das vítimas é morador de comunidades ribeirinhas, onde o barco é o principal meio de transporte.

Por Samuel Mota (SANTA CASA)