Você está visualizando atualmente Santa Casa e ‘Bombeiros da Vida’ capacitam voluntários que coletam e doam leite materno

Santa Casa e ‘Bombeiros da Vida’ capacitam voluntários que coletam e doam leite materno

Criada pela Igreja Assembleia de Deus, a Missão Humanitária de Coleta e Doação de Leite conta atualmente com 43 polos ativos em Belém e 120 voluntários

Informações sobre aleitamento materno e as etapas e cuidados necessários desde a sensibilização de doadoras até a coleta, armazenamento, processamento do leite e encaminhamento aos recém-nascidos prematuros internados na Santa Casa de Misericórdia do Pará foram repassadas às voluntárias da Missão Humanitária de Coleta e Doação de Leite, em palestras e demonstrações realizadas no Banco de Leite da instituição na manhã desta terça-feira (26).

Nutricionista na Santa Casa, Josiane Pompeu destacou na palestra a importância do treinamento para a garantia da qualidade do leite captado. “O que a gente vê de mais importante nesse processo é a questão toda da coleta, a higiene das mãos, higiene de todos os tecidos que vão ser usados na coleta, para que esse leite chegue adequado ao Banco de Leite e passe no nosso processamento de qualidade. O adequado é que essas voluntárias que estão aqui repassem a essas mães que vão doar todas as informações em relação à higiene da coleta, para que esse leite chegue em condições adequadas”, ressaltou.

Criada em 2017 pela Igreja Assembleia de Deus, inicialmente com o nome de Missão mais Puro Leite, a Missão Humanitária de Coleta e Doação de Leite conta atualmente com 43 polos ativos em Belém e 120 voluntários, que realizam o trabalho de sensibilização sobre o aleitamento materno e a doação de leite, além de contribuírem com a coleta das doações.

Segundo o pastor Joel Miranda, que atualmente coordena a Missão, “a gente criou esse nome para expandir um pouco mais, pois a Missão foi criada pela Assembleia de Deus em Belém, porém não se restringe só à Igreja, mas se amplia para a comunidade. Para nós, é gratificante hoje, em parceria com a Santa Casa, com os Bombeiros da Vida, fazer algo que é muitíssimo importante, que é a captação de leite para os prematuros internados na Santa Casa. Eu deixo aqui o meu incentivo para as mães que estão amamentando e queiram doar, é só procurar os Bombeiros da Vida, o Banco de Leite da Santa Casa e a Assembleia de Deus. Pode ser o templo central, ali na 14 de Março, ou qualquer um de nossos templos em Belém”, informou o coordenador.

Criado em 1987, o Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará é um dos maiores do País. É responsável pela promoção de ações destinadas a incentivar o aleitamento materno, e ainda pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do excedente de leite humano das doadoras, incluindo mães de recém-nascidos que não podem mamar.

Parcerias – “Essa parceria, com esse projeto, dessa missão de doação de leite materno para a gente é muito importante, visto que a gente vê a necessidade da Neonatologia desses bebês que não conseguem receber esse leite materno da sua própria mãe, e conseguem receber o leite através da doação. A gente vê a grande necessidade de ter esses parceiros para aumentar o nosso estoque de leite materno aqui no Banco de Leite, e encaminhar esse leite mais adequado para o recém-nascido que está internado”, reforçou Josiane Pompeu.

Em 2023, o Banco de Leite foi responsável pela coleta de mais de 3 mil litros, uma média de 250 litros/mês. Esse volume anual garantiu o atendimento de 2.265 recém-nascidos internados nas unidades neonatais da Fundação Santa Casa – a maioria é de prematuros.

Quem quiser doar leite pode entrar em contato pelos telefones: (91) 3251-7311 / 3251-7318 (Banco de Leite) ou 3251-7212/ 988996326 (Projeto Bombeiros da Vida) ou ainda preencher o formulário disponível no endereço: bombeiros.pa.gov.br/cadastro-de-doadoras-de-leite-materno

Deixe um comentário