Você está visualizando atualmente Uma das reformas da área centenária da Santa Casa do Pará mais aguardadas, entra na reta final

Dentro do espaço físico da Santa Casa do Pará, no bairro do Umarizal, várias obras estão sendo realizadas no local. As obras foram licitadas para a execução dos serviços de reconstrução de espaços, entre os quais as benfeitorias que estão em curso na área hospitalar para otimizar a área física e assegurar benefícios para quem busca os serviços na Instituição.

O engenheiro civil e gerente de Estrutura Física e Funcional, do hospital, Marcelo Cardoso, relata que as obras da área antiga vem sendo uma das prioridades da gestão atual da Fundação. “A manutenção predial é constante. É uma repaginação dos diversos setores para melhor atender às necessidades da instituição”.

Atenta às necessidades de reformas na área centenária da Santa Casa, a gestão realizou concorrências licitatórias para a execução das obras, como a do Centro de Nefrologia, para as reformas dos blocos 31 e 32. E uma das obras aguardadas é a do Complexo Centenário, que abrange parte da avenida Generalíssimo Deodoro e da Rua Oliveira Belo, e vem sendo executada, com valor orçamentário de aproximadamente R $4,6 milhões.

Paulo Neto, engenheiro da Santa Casa, responsável por acompanhar o andamento das obras, diz que o Instituto de Educação e Pesquisa vai funcionar em uma área de aproximadamente 1.470 metros quadrados. “A área já está na reta final, com 90% de obras concluídas e deve ser entregue nos próximos dois meses”.

“O novo espaço engloba auditório, salas multiuso, toda parte administrativa do ensino e pesquisa, laboratório de simulação realística. Externamente foram mantidas todas as características peculiares do prédio centenário, já internamente foi necessário reformar praticamente tudo”, informa o engenheiro.

Sílvia Nunes, integrante da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEPE), destaca que o Instituto trará para Santa Casa novos horizontes, no sentido de enraizamento de conhecimento. “Será um espaço que reunirá Residências, Especialização, Mestrado e futuro Doutorado. Os cursos ampliarão a rede de atuação da Fundação porque permitirá o estreitamento das relações com as Instituições de Ensino Superior (IEs), junto aos Institutos, Ministérios e CAPES, e assim a Santa Casa se destaca como a única maternidade pública com um Instituto de Ensino e Pesquisa do Norte do Brasil”.

Para Lena Alencar, diretora de Ensino e Pesquisa, o Instituto é uma conquista de três anos. Uma luta incansável de servidores e gestores da Fundação. “A importância da criação deste novo espaço na Fundação Santa Casa do Pará serve para a valorização de um hospital escola, pois este Instituto irá valorizar a riqueza e a versatilidade que temos dentro de nosso hospital com relação ao ensino, pesquisa e extensão”.

“Com ele nossa diretoria terá mais condições de abrir os horizontes para treinamentos, cursos e pesquisas das mais diversas modalidades. A Depe estará presente com toda sua dedicação para levar nossa Fundação a um reconhecimento cada vez maior nacionalmente e internacional. Esta ação de revitalização da gestão atual só mostra o interesse com o ensino e a educação. Binômio fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade”, destaca a médica Lena Alencar.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, diz que essa revitalização da área centenária é importante para manter a história que começou neste local no final do século XIX. “Essas questões são fundamentais para melhorar o atendimento à nossa população. O hospital centenário precisa constantemente de revitalização, reforma e adequações para que a gente esteja sempre atendendo as demandas, e com isso as resoluções e normativas dos órgãos controladores da saúde”.

“Com a evolução tecnológica, com a evolução dos atendimentos em Saúde, nós buscamos fazer esse acompanhamento a cada momento de nossa história. E neste sentido ressalto a parceria da Secretaria de Saúde (Sespa) e da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad). No apoio da Sespa, por entender da necessidade que nós temos em manter e melhorar sempre o atendimento em Saúde à nossa população, e à Seplad, por nos disponibilizar o orçamento financeiro priorizando essas ações dentro da Santa Casa, para atendermos melhor a nossa população”, pontua o gestor.

Ascom – Fundação Santa Casa do Pará