Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa vai premiar Boas Práticas de Humanização no SUS

Fundação Santa Casa vai premiar Boas Práticas de Humanização no SUS

Premiação quer estimular a realização de ações que contribuam para o aprimoramento e aumento da qualificação dos serviços prestados

No total, oito projetos relacionados a práticas de humanização realizadas dentro da área de assistência aos pacientes da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMP) foram selecionados para concorrer à premiação. O evento deve acontecer no próximo mês de maio. Dos oito pré – selecionados, três projetos serão escolhidos para receber o “I Prêmio Boas Práticas em Humanização da FSCMP”.

De acordo com a coordenadora do Comitê de Humanização da Santa Casa, Andresa Ferraz, a premiação foi criada com o objetivo de reconhecer práticas exitosas de humanização desenvolvidas pelos trabalhadores dos setores da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

“Por meio do prêmio pretendemos identificar, disseminar, valorizar e estimular a realização de ações de modernização e inovação no âmbito assistencial que estejam contribuindo para o aprimoramento de um atendimento de qualidade”, explica Andresa.

A coordenadora também informa que estão sendo consideradas para a avaliação, como boas práticas de humanização, as atividades criativas “com resultados comprovados, planejadas, implementadas e executadas por gestores e profissionais dos setores assistenciais, com a finalidade de demonstrar a essencialidade da política da assistência humanizada, bem como aumentar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários”.

Outro objetivo do prêmio, que vai além dos muros da Santa Casa, visando um contexto extra-hospitalar, é possibilitar a replicação das boas experiências no âmbito Estadual e colaborar para a imagem de uma assistência mais moderna e eficiente junto às situações hospitalares e da opinião pública em geral.

Foram pré-selecionados para concorrer ao Prêmio de Boas Práticas 2023 projetos setores assistenciais e das coordenações da FSCMP, com práticas de humanização que contribuam de forma efetiva e comprovada para a melhoria da assistência à população atendida.

As práticas de humanização integram a Política Nacional do SUS e a Santa Casa, como hospital que presta atendimento à população integralmente pelo Sistema Único de Saúde, busca a valorização e estímulo a essas ações.

HumanizaSUS – A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 e está vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde. Também conhecida como HumanizaSUS, a política busca a efetivação dos princípios do SUS, como universalização, equidade e integralidade, no dia a dia das práticas de atenção e gestão, com o objetivo de qualificar a saúde pública no Brasil e incentivar as trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários, dando acesso aos serviços com acolhimento.

A política considera como humanização, a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, sendo que a valorização dos sujeitos consiste em “oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.”

O resultado do I Prêmio Boas Práticas em Humanização da FSCMP será divulgado no mês de maio.