Você está visualizando atualmente Santa Casa alerta para os cuidados com a saúde oral desde o pré-natal

Santa Casa alerta para os cuidados com a saúde oral desde o pré-natal

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Saúde Oral, data criada para conscientizar a população em todo o mundo sobre a importância de se manter cuidados de higiene e a saúde da boca. No Brasil estima-se que mais da metade da população não vai ao dentista uma vez por ano e as consequências da falta de cuidado com a saúde da boca podem ir da ocorrência de cáries, que podem ocasionar dor e perda dos dentes e até desencadear problemas sistêmicos de saúde como doenças cardíacas, diabetes e derrames.

Os cuidados com a saúde da boca devem acontecer o mais cedo possível. Segundo a dentista Isabelle Alves, que atua na UTI adulto da Santa Casa,  a consulta com um dentista deve ser frequente e os cuidados devem ser iniciados o mais cedo possível.

“Durante a gestação, a mulher tem alterações hormonais que podem gerar inflamações na gengiva ou exacerbar outros processos presentes, como a cárie. Por isso é importante que ela faça uma consulta odontológica para fazer a prevenção e iniciar os cuidados. Assim é possível evitar complicações como abcessos, que próximo ao parto podem agravar ou até mesmo causar o parto prematuro da criança”, afirma.

Outro cuidado que deve ser tomado pela gestante é com a alimentação, pois estudos indicam que a mãe quando ingere alimentos muito açucarados na gravidez pode ter bebês com tendência a ingerir esses alimentos, que favorecem o surgimento de cáries.

E além dos cuidados com a mãe, a dentista destaca outros cuidados com a saúde oral que devem ser mantidos com o bebê, desde o nascimento.

“Após o nascimento é importante que a mãe mantenha a amamentação, que melhora os processos de respiração, deglutição, desenvolvimento bom dos arcos dentários e da fala. Os pais também devem higienizar a boca do bebê e escovar desde o primeiro dentinho. Após esse período, se deve manter o hábito de escovação de forma correta e as visitas regulares ao dentista até a vida adulta”, ressalta.

E para a população de forma geral, além dos cuidados com higiene e visitas anuais ao dentista a odontóloga destaca outros hábitos importantes: “Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, além de manter uma alimentação saudável, também são fatores que contribuem com a saúde da boca”, conclui.

Atualmente, a Santa Casa conta com oito odontólogos. Seis deles atendem nas Unidades de Tratamento Intensivo (Adulto, Neonatal e Pediátrico) da instituição, contribuindo para a prevenção de infecções que podem agravar a situação de saúde de pacientes críticos; e outros dois que atuam no serviço de referência para o atendimento de pacientes com fissuras labiopalatais, onde são realizados atendimentos clínicos e procedimentos cirúrgicos para a reabilitação oral dos pacientes.