Você está visualizando atualmente Santa Casa do Pará lança nova etapa do ’Projeto Aprimorar’ para Enfermagem

Santa Casa do Pará lança nova etapa do ’Projeto Aprimorar’ para Enfermagem

Hospital qualifica a prestação de serviços dos profissionais da área, com a promoção de palestras, cursos e dinâmicas com abordagens atualizadas

O lançamento da 3a etapa do Projeto Aprimorar Enfermagem, na Santa Casa, reforça o empenho dos profissionais por meio de palestras, cursos e dinâmicas com temas relevantes para a profissão. Waylla Luz, enfermeira intensivista, e uma das capacitadoras diz que o 3º módulo do projeto traz mais um avanço para a qualificação e nivelamento do conhecimento científico para a equipe de enfermagem na instituição.

“A entrada de novos profissionais requer ciclos contínuos de ação educativa assim como atualização científica a todos. Investir em conhecimento torna a categoria segura em sua tomada de decisão, uma vez que está pautada em saber científico, proporcionando qualidade e segurança, comunicação assertiva, e melhor experiência do paciente”, esclarece a enfermeira.

“Direcionado ao Módulo de Deterioração Clínico”, este módulo é de extrema importância para detecção precoce de deterioração clínica do paciente pela equipe de enfermagem, já que esta categoria é a mais próxima no contato direto ao cliente. E estando capacitada, consegue visualizar alteração nos sinais vitais do paciente, diminuindo assim a probabilidade deste apresentar sequelas e/ou piora do quadro clínico. Além de embasar cientificamente a tomada de decisão do profissional de enfermagem e facilitar a comunicação interdisciplinar, uma vez que este protocolo institucional é multidisciplinar”, destaca Waylla Luz.

Ronaldo Emim, técnico em enfermagem que atua na nefrologia pediátrica da Santa Casa, vem participando do projeto desde o primeiro módulo. E tem acompanhado o crescimento do projeto. “Há melhoria tanto da plataforma, na questão de acesso, quanto na questão também do conteúdo que é de qualidade. A plataforma é bem intuitiva, então aquele que vai acessar pela primeira vez não terá muitas dificuldades, até porque eu acho que hoje, com o crescimento da tecnologia nas faculdades online, com seus cursos, ficou mais acessível”.

“Com essa facilitação, por meio de uma tecnologia, de um projeto criado na instituição é uma das situações que tiram a gente da zona de conforto, porque são cursos que normalmente quem é de um setor não estaria procurando fazer fora. Então, além de conhecer áreas da Santa Casa, que às vezes quem trabalha em setor fechado não conhece o serviço, e além de conhecer, você se qualifica porque não são só cursos aleatórios. Além do aprendizado, te certifica e isso qualifica o profissional no mercado de trabalho. E isso é um grande ganho, é um investimento que a instituição faz aos servidores e isso vale muito”, enfatiza Ronaldo.

Benedita Martins, gerente geral de enfermagem da Fundação Santa Casa, destaca que a instituição é formadora do saber na área da saúde e buscando trabalhar a evolução da categoria profissional de enfermagem, lançou em 2022 o Projeto Aprimorar Enfermagem. O Projeto busca o aprimoramento progressivo  do nosso contingente, empoderando de conhecimentos para que exerçam a profissão com responsabilidade que não só saibam fazer, mas que tenham a  real habilidade e façam a diferença, levando aos nossos pacientes o cuidado seguro e de qualidade.

O Projeto Aprimorar representa o interesse dos profissionais de enfermagem da Fundação Santa Casa em refinar seu conhecimento, visando prestar uma assistência mais qualificada, assertiva e humanizada aos clientes que são atendidos diariamente em nossa instituição”, informa Benedita Martins.

Para a médica Norma Assunção, diretora Técnica Assistencial da Fundação Santa Casa, o profissional de enfermagem tem um olhar significativo no trato com os pacientes, quando dá o apoio naquele momento difícil e que o paciente reconhece e se sente apoiado no trabalho desse profissional. “O aprendizado é fundamental e o conhecimento é um legado que ninguém tira da categoria. E sem conhecimento não se consegue crescer, tanto na Santa Casa como em qualquer lugar que esse profissional trabalhe”.

Capacitação – São cerca de 1.300 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, a maior categoria profissional atuante no hospital, representando mais de 40% de toda a força de trabalho da Santa Casa.

O ‘Projeto Aprimorar’ é resultado de uma parceria público-privada, entre a Fundação Santa Casa e o Grupo Cynthia Charone. A Santa Casa, por meio de seus profissionais de enfermagem qualificados, como especialistas, mestres e doutores, prepara as capacitações que são gravadas, editadas e transmitidos pelos estúdios do Cynthia Charone e que são disponibilizados pela plataforma Moodle, em aulas gravadas ou lives.

Leonardo Costa, enfermeiro, premiado por ter sido um dos dez primeiros profissionais a concluir o Módulo de Sistematização da Assistência  de Enfermagem diz que o projeto aprimorar vem se consolidando em aprendizado e tecnologia. O último módulo veio inovado com a ideia do APP que facilitou o acesso através do celular possibilitando assim a educação continuada, a qualquer tempo e local que o servidor desejar. É a tecnologia na palma da mão.

O que é reforçado pelo depoimento da Técnica de Enfermagem Meirivan Soares: “Esse projeto é muito bom, me ajudou com meus estudos, e com ele consegui passar em um concurso público no estado do Maranhão”.

A gerente geral de enfermagem do hospital, Benedita Martins que coordena a equipe que idealizou o projeto, a iniciativa é liderada por capacitados profissionais da Santa Casa e foca na proficiência no processo de enfermagem e na sistematização do cuidado, com a equipe de enfermagem sendo  habilitada para identificar e intervir positivamente diante das respostas clínicas que o paciente venha a apresentar.

O projeto, que nasceu focado na Enfermagem, tem potencial para beneficiar todos os profissionais de saúde que acessarem os conteúdos do Projeto. “Um dos nossos principais objetivos é promover a atuação diferenciada dos enfermeiros e dos técnicos de enfermagem, contribuir para um cuidado integrado, ético, bioético e desenvolvendo o pensamento clínico e crítico dos nossos profissionais, além de promover conhecimentos também que vão estar subsidiando a tomada de decisão e conduta sistematizada de enfermagem”. Destaca a gerente de enfermagem.

Deixe um comentário