Você está visualizando atualmente Banco de Leite Humano e Projeto Bombeiros da Vida, uma parceria que salva vidas na Santa Casa

O último mês de maio foi intenso para a maior maternidade da região norte do país, as campanhas para o incentivo ao abastecimento dos Bancos de Leite Humanos foram fundamentais para salvar vidas de crianças internadas nas área de Unidade de Tratamento intensivo (UTI) e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) do hospital.

Cinara Souza, da coordenação do Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa, relata que o período pandêmico (Covid-19)  trouxe vários aprendizados, mas o retorno às ações presenciais foi um grande marco. “Essa última campanha foi um sucesso e de grande visibilidade para o BLH e rede Pará de Bancos de Leite Humano”.

“A parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por meio do ‘Projeto Bombeiros da Vida’ (PBV), deu e está dando muito certo. Na última semana nos reunimos na sala de educação e saúde onde foi apresentado o trabalho do PBV e o BLH. Oportunidade em que comemoramos 20 anos de parceria, que iniciou através do acordo de trabalho idealizado pelo Ministério da Saúde”, destaca Cynara Souza.

Ana Guzzo, coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, destaca o trabalho do projeto Bombeiros da Vida, extremamente importante no transporte do leite doado aos bancos. “Em outros estados é a doadora quem leva o leite doado ao banco, ao hospital. Aqui temos essa iniciativa maravilhosa que leva os frascos e depois pega de volta. Isso facilita muito para as mães, que estão no pós-parto, sem tempo, e garante que os bebês que precisam fiquem abastecidos”, informa a gestora.

Reforço de ação – Durante a celebração da parceria de 20 anos os oficiais do Corpo de Bombeiros estiveram visitando o Banco de Leite  e a área Neonatal do hospital em que constataram a importância da parceria. Estiveram presentes o Comandante Geral Coronel Hayman Souza, Sub Comandante Coronel Jayme de Aviz Benjó, Coronel Silva Júnior, Coronel Augusto, Coronel Arthur, Coronel Oliveira, Coronel Rabelo, Coronel Nobre,Tenente Coronel Neto, Tenente Coronel Ana Paula, Tenente Coronel Roberto, Tenente Coronel Samara, Tenente Coronel Nogueira, Major Diana, Major Patrícia.

Rubenita de Souza, subtenente do Corpo de Bombeiros, e atua na coordenação do projeto destaca sobre a importância do trabalho de coleta externa do leite materno. “A busca do leite materno na casa das mães, é um trabalho grandioso e a importância da parceria com a Santa Casa, é um casamento perfeito um depende do outro, 20 anos aí e cada vez mais amadurecendo. Agora tendo mais apoio. E É importante colocar que a sociedade está vendo a importância do projeto e da corporação dos bombeiros em benefício dessas crianças”.

“Aqui no projeto nós contamos com três condutores masculino, sete militares femininos e sete voluntárias civis. Uma equipe que atua de 2a a sexta-feira, e nos finais de semana a gente faz as programações: os eventos, vamos às praças, palestras, tudo com intuito de aumentar o número de doadoras de leite. Neste último mês de maio fizemos 544 visitas domiciliares. Aumentou 70% o cadastro de novas mães doadoras”, diz Rubenita.

“Nossa atividade maior é salvar vidas. É o início de tudo. Salvar vidas vai além daquele acidente, além do imóvel que está pegando fogo, de fazer o resgate. Aqui é a origem, é início de tudo e precisa desse cuidado e atenção”, enfatiza a subtenente Rubenita, sobre a ação do projeto Bombeiros da Vida.

Para doar – Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

O cadastro é feito de modo virtual, pela internet ou telefone, e a doadora não precisa sair de casa. Os integrantes do projeto Bombeiros da Vida, parceiros do Banco de Leite da Santa Casa, vão até a sua residência, disponibilizando o material para a retirada do leite e esclarecendo o passo a passo da coleta.

O contato pode ser feito por meio dos telefones: 4009.2311 /4009.2212 / 4009.0375, tambem, pelo WhatsApp (91) 98899.6326 e o site www.santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/ ou e-mail: projetobombeirosdavida@hotmail.com.

Texto: Ascom Santa Casa

Fotos: ASCOM CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ