Você está visualizando atualmente Profissionais que atuam na área de obstetrícia participam de curso de treinamento em Belém

A Fundação Santa Casa em parceria com a Also Brasil, única empresa que tem permissão para ministrar o referido curso no país realizou neste último final de semana (sábado,14 e domingo, 15), em um hotel no centro de Belém, o curso de Suporte de Vida Avançado em Obstetrícia (ALSO), com o objetivo do aperfeiçoamento técnico a 32 profissionais médicos e enfermeiros que atuam na área de obstetrícia.

O público alvo do curso foram residentes de medicina da área de ginecologia e obstetrícia, residentes de enfermagem obstétrica, médicos e enfermeiros que atuam diretamente com as pacientes grávidas.

A enfermeira Luzia Ribeiro, gerente da área de parto e pós-parto da maternidade da Santa Casa relata que “o curso melhora o conhecimento e ajuda colocar em prática os protocolos que visam a melhoria da qualidade do atendimento de nossas mulheres, contribuindo para reduzir com a mortalidade materna na nossa unidade. Participei a 8 anos atrás e vi que alguns protocolos mudaram, atualmente o curso frisa o trabalho em equipe e coloca em prioridade a segurança do paciente”.

Roberto Junior, médico residente do programa de ginecologia e obstetrícia da Santa Casa relata que é a primeira vez que frequenta a Also e acredito que seja um curso de suma importância tanto para residentes quanto para o aperfeiçoamento de quem já terminou a residência, porque além de aprender novas práticas podemos trocar experiência com profissionais de outros hospitais, que agregam com ferramentas que complementam para tirar dúvidas.

Para a médica Yasmin Maia é importante esse curso porque está de acordo com os protocolos internacionais. “Isso mostra que Santa Casa sempre se atualiza para cumprir estes protocolos e trazer o que é mais novo de evidência para uniformizar o time, melhorar o atendimento e atualizar o conhecimento como um todo. É fantástico fazer o curso. Uma grande oportunidade para se reciclar na região norte“, destaca a médica.

Etapas de aprendizado – No primeiro dia foram desenvolvidos os temas: Assistência Obstétrica Segura; Complicações do 1o Trimestre da Gestação. As Estações Práticas – Amarelo, Azul, Verde e Vermelho com: 1. Parto Vaginal Assistido; 2. Caso Clínico Eclampsia e Prolapso; 3. Avaliação do Bem Estar Fetal; 4. Lacerações Perineais; 5. Reanimação Materna; 6. Distocia de Ombro; 7. Hemorragia Pós-parto; 8. Caso Clínico Distocia.

No segundo dia foram abordados temas como: Hemorragia no Final da Gestação; Trabalho de Parto Prematuro; Crise do Nascimento. Além das Estações Práticas sobre: Apresentações Anômalas; Sepse; Parto Vaginal Assistido e Distocia de Ombro. Ao final foram realizados as provas escrita e prática aos profissionais participantes.

O curso contou com o aparato técnico dos profissionais médicos Anice Maria Vieira Camargo Martins, Fernando Artur Carvalho Bastos, Glaucio de Moraes Paula, Rodrigo Dias Nunes e Waléria Plácido.