Você está visualizando atualmente Servidores da Santa Casa celebram os 374 anos da instituição

Servidores da Santa Casa celebram os 374 anos da instituição

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará reúne quase 3 mil servidores e presta assistência em saúde à população de todo o Pará por meio do SUS

Servidores de diversos setores assistenciais e administrativos da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) participaram de um culto ecumênico em celebração por mais um aniversário da instituição, celebrado nesta sexta-feira, 23. O momento contou com a participação de um diácono católico e uma missionária evangélica, além da apresentação emocionante do Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco.

A diretora de planejamento, orçamento e gestão da Fundação, Walda Valente, que representou a presidência da instituição no culto, falou da importância da comemoração. “Falar de 374 anos da instituição, é falar de momentos de muita gratidão, é falar de serviço ao próximo, é o momento da gente confraternizar com os colaboradores, da gente confraternizar com os pacientes. É só agradecimento mesmo por todos esses 374 anos de cuidado com a saúde das pessoas, cuidado com a saúde de quem recorre à Santa Casa, sejam as grávidas, sejam as crianças, sejam os adultos, sejam os pacientes de transplante. É a nossa casa, é o nosso sentimento de compromisso, o nosso sentimento de pertencimento que faz com que essa casa cresça cada dia mais”, ressaltou a diretora.

O diácono católico Carlos Pereira foi um dos celebrantes do culto ecumênico e destacou a importância deste momento para o agradecimento e também reflexão dos servidores. “É  a primeira vez que participo aqui dessa celebração e eu estou muito feliz porque percebi que as palavras que foram proferidas foram tocantes. Vieram pessoas aqui comigo agradecer pelas palavras, que na realidade eu fui só esse instrumento. Porque é o Espírito Santo que nos ilumina e que nos dá essas palavras para proferirmos. Também me senti muito feliz pelos relatos que foram feitos, do trabalho que vocês vêm fazendo aqui”, afirmou.

A nutricionista e servidora da Santa Casa, Lana Canuto, que também é missionária, aproveitou o momento e ministrou o culto ecumênico com palavras de agradecimento e motivação aos servidores presentes. “É um privilégio, uma honra, uma grande alegria poder estar aqui contribuindo, agradecendo, acima de tudo, a Deus, por fazer parte da Santa Casa, dessa longa história de 374 anos que essa instituição tem prestado serviços à comunidade, com grande qualidade, e é muito gratificante ver quanto Deus tem sido bondoso, quanto Deus tem feito coisas grandes no meio dessa fundação”, destacou a missionária.

Além da celebração, foram distribuídos bolos por setores para que cada equipe de servidores pudesse comemorar conjuntamente o aniversário da instituição.

HISTÓRIA

A instituição teve origem em 1650 com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, uma associação de pessoas leigas que praticavam a caridade, se instituindo no Pará.

Por mais de dois séculos a Irmandade construiu asilos, hospícios e cemitérios onde desenvolveu obras de caridade. Em 1808 agregou ao seu patrimônio o Hospital Senhor Bom Jesus do Pobres, construído por D. Frei Caetano Brandão em 1787 no Largo da Sé e no final do século XIX, quando o estabelecimento já não atendia às necessidades da população, começou a ser construído no bairro do Umarizal um novo prédio, inaugurado em 1900 com o nome de Hospital de Caridade da Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Desde 1990, a instituição se tornou um órgão público que integra a administração indireta do Estado, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), que reúne quase 3 mil servidores e presta assistência em saúde para a população de todo o Estado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).