Você está visualizando atualmente Santa Casa capacita servidores para a prevenção e combate a incêndios

Santa Casa capacita servidores para a prevenção e combate a incêndios

Doze servidores participaram, nesta semana, da última turma do ano de formação de brigadistas na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP)

Somados aos demais trabalhadores da instituição capacitados em 2023, eles somam 120 pessoas, que junto com os bombeiros civis que atuam no hospital, compõe a brigada da Santa Casa, grupo preparado tecnicamente para oferecer primeiros socorros e contribuir com a prevenção e combate a incêndios, como reforça a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), Denize do Rosário.

“Nossa expectativa é ter, em 2024, pelo menos 300 brigadistas formados para atender o perfil da Santa Casa. É essa equipe que esquematiza a inspeção geral de equipamentos de combate a incêndio, estão capacitados para atuar na prevenção e no combate direto aos princípios de incêndios, além de terem condições para prestarem os primeiros socorros em casos de emergência, avaliar os riscos e preparar relatórios” informa Denize.

A fisioterapeuta Mônica Marçal acompanha pacientes da UTI Pediátrica da Santa Casa. Ela, que já possui formação em primeiros socorros, pode relembrar seus conhecimentos e aprender sobre a prevenção e combate a incêndios.

“O que aprendi no curso de brigadista vai ser muito útil para o meu dia a dia, não só no trabalho, mas para minha vida diária.  Só tenho a agradecer à Santa Casa pela oportunidade valiosa de obter esse conhecimento e ao instrutor Lisboa pela excelente didática e real interesse em passar seus conhecimentos. Com certeza nossa visão vai mudar muito a partir de agora e vou com certeza estimular meus colegas a realizar também”, afirmou.

Além de Mônica, outros servidores da área de atendimento aos pacientes participaram do curso; e também os servidores de áreas de apoio como do transporte de pacientes e lavanderia; e da área administrativa.

O instrutor de brigada de incêndio, Marcos Lisboa enumera algumas das habilidades desenvolvidas durante o curso. “A premissa do curso é treinar a população fixa do prédio a atuar numa ocorrência, dando a primeira resposta, sendo mais rápida que o fogo e a fumaça. Quando a população é treinada, ela consegue atuar na prevenção, usar o equipamento de combate a incêndio, dar apoio caso seja necessário, fazer evacuação, pedir apoio externo para os bombeiros militares ou civis com o transporte de pacientes, entre outras funções”, conclui.