Você está visualizando atualmente Santa Casa participa do maior evento de inovação da área pública da América Latina

Ideia é estimular a troca de ideias, experiências e inovações na Administração Pública

O que um enfermeiro de um hospital da Amazônia pode ter para falar de inovação? Se depender do enfermeiro Ivison Carvalho, servidor efetivo da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará desde 2006, com ampla experiência na assistência e gestão, o assunto vai longe. É dele a idealização de uma ferramenta inédita no setor de administração hospitalar da Região Norte, a Gestão Eletrônica de Causas de Internações Prolongadas, um dos trabalhos selecionados para ser apresentado na Semana de Inovação 2021, que acontece de 09 a 12 deste mês, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O evento, que tem como objetivo estimular a troca de ideias, experiências e inovações na Administração Pública, favorecendo a transformação das organizações, selecionou projetos entre 300 instituições públicas e privadas de todo o Brasil; e a ferramenta, idealizada por Ivison Carvalho e já implantada na Santa Casa, foi um deles.

“A ferramenta é uma das muitas estratégias utilizadas na instituição Santa Casa e que ajudou a reduzir o panorama do tempo médio de internação que já foi de 9,5 dias em 2016 para pouco mais de seis dias, atualmente. Ao monitorar as causas de internações prolongadas, foi possível reportar a gestão quais os fatores de atraso que mereciam maiores investimentos e melhorias”, informa o enfermeiro.

A Gestão Eletrônica de Causas de Internações Prolongadas permite o cruzamento automático e em tempo real de todos os dados relativos a cada paciente dentro do circuito de prontuário eletrônico da Santa Casa, possibilitando monitorar os fatores de atraso na alta hospitalar, para que se intervenha precocemente na resolução dos fatores de atraso na alta por cada paciente.

“Pessoalmente acho que a seleção deste trabalho vai de encontro a escassez de leitos do SUS para atendimento de pacientes, acho que a vocação da inovação fez a diferença na seleção. É o reconhecimento da instituição que buscou inovar para superar a dificuldade com a oferta de serviços à população”, conclui Ivison.

A ferramenta foi desenvolvida durante o mestrado profissional, cursado pelo enfermeiro, dentro programa de mestrado da Santa Casa do Pará, e está atualmente, em uso na linha materna com protótipos desenvolvidos nas outras linhas de cuidado da instituição.

“O sucesso dessa ferramenta mostra a importância do mestrado profissional em um hospital de ensino, como a Santa Casa, que possibilita novas pesquisas e novas ideias favorecendo o desenvolvimento de habilidades analíticas e o desenvolvimento das teorias diante de uma visão prática onde o servidor atua. Ele capacita o servidor, possibilitando a criação de produtos que ajudam no desenvolvimento da instituição”, ressalta a diretora de ensino e pesquisa da Santa Casa, Lena Alencar.

O enfermeiro Ivison Carvalho vai apresentar a “Gestão Eletrônica de Causas de Internações Prolongadas” na programação virtual da Semana de Inovação 2021 da Enap, no próximo dia 11/11.

Texto: Etiene Andrade (Ascom/Santa Casa)