Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza II Simpósio de Pedagogia em Ambiente Hospitalar

Santa Casa realiza II Simpósio de Pedagogia em Ambiente Hospitalar

O Simpósio de Pedagogia em Ambiente Hospitalar, que acontece no auditório da Fundação Santa Casa, nesta quinta-feira (01), busca aproximar os profissionais da educação e saúde envolvidos na gestão e práticas pedagógicas em saúde, promovendo uma rede de socialização de experiências, análise e construção do conhecimento de forma a fortalecer a relação entre educação e saúde e as pesquisas na área.

A pedagoga Roselene Ferreira Gonçalves, servidora da Santa Casa e uma das coordenadoras do simpósio diz que o evento é um espaço de reflexão e de discussão sobre a atuação do pedagogo em diferentes contextos. “Neste momento, a gente busca socializar experiências, pesquisas, trabalhos que são produzidos tanto no âmbito da pedagogia hospitalar, quanto da gestão das pessoas e desenvolvimento de pessoas, em todos os espaços em que a gente tem pedagogos atuando”.

“Nós sabemos que a área técnica de pedagogia tem se expandido bastante e nós hoje estamos em vários ambientes. E o ambiente hospitalar é um desses espaços, e os pedagogos podem trabalhar nesses espaços, seja no apoio educacional às crianças hospitalizadas, seja nos processos educativos na formação de colaboradores dentro do hospital. Esse é o momento para nós construirmos, partilharmos e trocarmos experiências. É um espaço de socialização”. Informa Roselene Gonçalves.

Para a médica Norma Assunção, diretora Técnica Assistencial da Fundação Santa Casa, que participou do evento representando o presidente Bruno Carmona, a educação é uma área fundamental. A área da saúde começou a se engrenar apenas com o médico e a enfermagem, no decorrer desses anos foi se juntando e formando uma equipe multidisciplinar e como não inserir o pedagogo, a educação pedagógica. “Como é que a gente pode trabalhar em saúde sem educar os nossos pacientes, sem orientar as pessoas. A nossa equipe precisa ser qualificada e precisa atualizar seus conhecimentos. O trabalho da classe hospitalar é maravilhoso”.

“Trazer a pedagogia para o hospital é um diferencial. Nós precisamos de vocês para fazer sonhar a educação. Eu diria que é uma educação de 360 graus para todos nós, porque a gente educa os nossos pacientes, os nossos profissionais e continuamos aprendendo juntos. Então isso é muito salutar. Nesse momento do simpósio, as experiências exitosas em vários hospitais é fundamental para que a gente possa crescer e dali tirar novas ideias, o que se pode fazer mais”, diz a diretora.

“A pesquisa é o nosso instrumento de melhoria, então a gente precisa investir nisso, para evoluir mais, e a Santa Casa está fazendo isso e é muito bom. Uma instituição de mais de 300 anos se renovando a cada dia e uma equipe que entende que nós precisamos melhorar e isso é uma mudança realmente de paradigma, para que a gente possa fortalecer a educação como nosso principal foco de trabalho e olhar todo mundo”, destaca a Dra. Norma.

Elieth Braga, secretária estadual de Educação, que participou da abertura do evento, disse que esse é um momento em que celebramos a educação, em que celebramos esse papel do pedagogo, para aqueles que estão nessa luta diária em nossos hospitais. De levar a educação que liberta, que transforma a este ambiente que é diferenciado, que é praticado nas classes hospitalares.

“É muito importante esse tipo de assistência para o aluno neste ambiente ou no ambiente em que ela recebe este tipo de tratamento. E a nossa equipe tem sido muito feliz em realizar um trabalho de dedicação. E é nosso papel, enquanto educadores, de levar a educação para aqueles que mais precisam e essa forma de fazer é uma forma de humanizar, de estarmos nessa condição humana, onde possamos compreender o estado de cada pessoa fragilizada que nos recebe. E esse é um papel fundamental da pedagogia”, destaca a gestora de Educação do Estado.

Programação – O evento, que será encerrado no final da tarde, iniciou com a apresentação do Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco, da Fundação Santa Casa e terá ainda a apresentação cultural do Arraial do Pavulagem, contou com a presença de diretores e servidores da Seduc, Fundação Santa Casa, Universidade Estadual do Pará, além de servidores do hospital e alunos de pedagogia.

O objetivo da jornada é promover um espaço de discussão e socialização de experiências e pesquisas sobre as ações pedagógico-educacionais em ambiente hospitalar. Além de analisar os diferentes contextos hospitalares em que os pedagogos estão inseridos, bem como, identificar as particularidades do trabalho pedagógico no ambiente hospitalar.

Ascom – Fundação Santa Casa do Pará