Você está visualizando atualmente Mobilização solidária garante programação de Natal de crianças atendidas na área de terapia renal da Santa Casa

Vinte e duas crianças, com idades entre um e 12 anos, participam da programação natalina organizada pela equipe multiprofissional do setor de terapia renal substitutiva pediátrica da Fundação Santa Casa do Pará, iniciada na última quarta-feira (15) e que prossegue até o dia 20 de deste mês.

A atividade tem o apoio de voluntários como os da Associação de Renais Crônicos, Artesão Nota 1000, o Grupo de Voluntários Mãos que Ajudam e o Papai Noel, que também se voluntariou para a entrega dos presentes, doados pela própria equipe do serviço.

Wagner, de 9 anos, faz hemodiálise na Santa Casa há quase um ano. Para a mãe do menino, Vanessa Santiago, a forma da equipe conduzir o tratamento, proporcionando momentos alegres como o evento de natal, tornam as sessões menos difíceis para o menino.

“As crianças ficam numa expectativa boa, sabendo que vão participar de uma festa e ganhar presentes e isso significa muito para eles. O Wagner valoriza muito isso, fica feliz com cada lembrancinha que ele já ganhou. Às vezes para vir à hemodiálise, ele se sente desanimado, pois é muito ruim ficar quatro horas preso em uma máquina, mas quando falam que vai ter uma programação especial, ele fica muito feliz”, conta a mãe do paciente.

A programação conta com diversos momentos como a entrega de brindes às crianças e cestas de alimentos para as famílias, ensaios fotográficos, apresentações musicais, um passeio de natal e a tão esperada visita do Papai Noel.

As artesãs do Grupo de Voluntários Mãos que ajudam doaram touquinhas. Um gesto de carinho que começou com ações no Hospital Oncológico Otávio Lobo e que este ano se estende aos pacientes da terapia renal pediátrica da Santa Casa.

“As touquinhas trazem beleza e também aquecem as crianças, que muitas vezes sentem frio durante a sessão, já que o ambiente é climatizado. Elas aquecem não só o corpo, mas o coraçãozinho deles, que ficam felizes, e de nós voluntárias, que nos sentimos gratas ao ver o sorriso enorme com o qual eles nos retribuem”, revela a coordenadora do grupo, Iranilde Siqueira.

Gestos solidários que trazem alegria, contribuem para a celebração da data e realmente podem trazer benefícios para a saúde dos pequeninos, explica Fernando Lobato, Terapeuta Ocupacional do setor de terapia renal substitutiva.

“Promover uma atividade dessa diferenciada, faz com que a criança ressignifique esse ambiente hospitalar, consiga se envolver de uma forma mais positiva com o tratamento. A gente envolve a família como um todo, pois a gente sabe que a rotina de tratamento é cansativa e esses momentos trazem uma leveza e faz com que a gente consiga promover bem estar e qualidade de vida dentro do ambiente hospitalar”, conta Fernanda Lobato.

A próxima atividade será o Passeio de Natal, em um parque infantil da área central de Belém, que reunirá na próxima segunda-feira (20) as crianças em terapia e as transplantadas, junto com seus acompanhantes.

Texto: Etiene Andrade (Ascom/Santa Casa)