Você está visualizando atualmente Em uma década, pós-graduação da Santa Casa já formou mais de 100 mestres que atuam na Amazônia

Em uma década, pós-graduação da Santa Casa já formou mais de 100 mestres que atuam na Amazônia

Formação contribui para a integração entre o conhecimento científico e as práticas dos pós-graduandos formados. Novo PS selecionou mais 11 profissionais.

No próximo dia 17 de janeiro, 28 alunos do Curso de Mestrado Profissional Gestão em Serviços de Saúde do Programa de Pós Graduação em Gestão em Saúde na Amazônia, coordenado pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), serão diplomados, somando assim 111 mestres formados pelo programa desde 2012.

A professora doutora Valéria Santos, que coordena o curso de mestrado da Santa Casa, ressalta a importância da formação que vai contribuir para o aprimoramento do trabalho desses mestres junto às universidades, instituições de ensino e serviços de saúde nos quais atuam em municípios paraenses e de outros estados brasileiros.

“Com o mestrado é possível contribuir para uma formação mais abrangente e para a transformação da nossa sociedade, com produção científica e produtos pioneiros que envolvem a tecnologia educacional, produtos de software de gerenciamento, guias, aplicativos, protocolos, cartilhas e e-books, produtos voltados à redução da mortalidade materno – infantil, com impacto social e interdisciplinares, ou seja, pesquisas aplicadas que têm como a maior contribuição o retorno à sociedade”, afirma.

A coordenadora também afirma que o mestrado da Santa Casa contribui para a integração entre o conhecimento científico e as práticas dos mestres formados.

“Os trabalhos desenvolvidos no nosso mestrado promovem uma aproximação das pesquisas científicas às práticas laborais, atendendo a resolução de graves problemas na saúde, além de contribuir para desenvolvimento de atitudes necessárias ao desempenho ético destes profissionais, de modo a promover a saúde integral e humanizada”, detalha.

A farmacêutica Ana Nizia Aragão acaba de ser aprovada na seleção para a turma do Mestrado que terá início no primeiro semestre de 2023. Ela, que atua na Farmácia Clínica da Santa Casa há três anos, está cheia de expectativas para a formação.

“Pra mim é uma excelente oportunidade, com ganho de benefícios como formação pessoal e profissional, além de habilidades de trabalho, através de trocas de informações com os outros mestrandos. Minhas expectativas são o aprofundamento de conhecimento e melhorias no campo profissional”, informa a farmacêutica que já iniciou o mestrado com o produto que pretende desenvolver em mente.

“Meu projeto está direcionado à equipe multiprofissional sobre orientação a profilaxia antirretroviral na transmissão vertical ao HIV para a qual pretendo desenvolver um material educativo”.

Além de Ana Nizia, o processo seletivo cujo resultado foi divulgado na segunda-feira (09), selecionou mais 11 profissionais distribuídos em duas linhas de pesquisa: Saúde – adoecimento e seus agravos, e Gestão e Planejamento em Saúde.

Desde 2021 o Mestrado Profissional Gestão em Serviços de Saúde  foi ampliado com a proposta da Interdisciplinaridade, admitindo assim o ingresso de profissionais de todas as áreas, desde que estejam efetivamente atuando na área da saúde.

Texto: Etiene Andrade/Ascom Santa Casa

Deixe um comentário