Você está visualizando atualmente Santa Casa promove ações pelo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Santa Casa promove ações pelo Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do hospital contou com palestras e reflexões para cuidados permanentes

Com o tema “Meu trabalho tem valor, minha saúde não tem preço”, o auditório da Santa Casa, nesta quinta-feira (27), foi palco de uma programação especial que reforça o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, cuja data acontece todo 28 de abril. O evento é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Santa Casa e contou com palestras e reflexões de alerta aos participantes.

Denise Rosário, Técnica de Enfermagem da Fundação Santa Casa e preside  a Cipa, informa que a comissão está fazendo uma série de atividades em alusão ao dia de amanhã e proporcionando aos servidores da instituição uma série de atividades e fomentando a segurança e a saúde no trabalho. “Essa temática trabalhada pela Cipa segue a máxima da Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza saúde para todos, e o Ministério do Trabalho que estabelece segurança para todos. Aí juntamos as duas metas em uma só”.

“A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a campanha do abril verde para que fosse trabalhado a promoção da prevenção na saúde e segurança no trabalho. Como nós trabalhamos em uma instituição muito grande, com mais de três mil servidores (diretos e terceirizados), e muitos dos nossos usuários são pessoas carentes e que precisam muito de cada um de nós. Então é importante que para cuidar deles é preciso que estejamos saudáveis (física e espiritualmente)”, pondera Denise.

“Por isso a Instituição, por meio da Gerência da Saúde do Trabalhador (Gsat), oferece uma diversidade de ações em prol da saúde e segurança do servidor da Instituição. Oferecemos o reiki, que é uma prática já instituída na Santa Casa, a terapia ocupacional, a auriculoterapia que é um exercício de saúde para o servidor, além do trabalho da Cipa que está envolvida com a prevenção e o cuidado com os acidentes, temos uma gama de ações para proteger nosso servidor”, destaca Denise.

Dia Especial – O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado no Brasil no dia 28 de abril, instituído pela Lei nº 11.121/2005. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas à função laboral.

O adoecimento ocupacional é compreendido como qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.

Texto Ascom / Fundação Santa Casa

Deixe um comentário