Você está visualizando atualmente Segunda paciente transplantada de fígado na Santa Casa recebe alta

Segunda paciente transplantada de fígado na Santa Casa recebe alta

Em menos de 30 dias da implantação do serviço de transplante hepático, o hospital já realizou três cirurgias

Sueli Lima de Souza, de 64 anos, comemora a alta da Santa Casa, após 14 dias de internação em função de um transplante de fígado. A dona de casa, que é de Castanhal, é a segunda paciente a passar pelo procedimento no hospital desde que os transplantes hepáticos começaram a ser realizados na unidade, no final de fevereiro deste ano.

Emocionada, ela conta como tudo começou, já com a descoberta de uma cirrose hepática. “Eu nunca tinha tido nenhum problema de saúde que me levasse a um hospital, até que comecei a ficar com a barriga muito grande e a sentir dores a ponto de nem conseguir tocar. Foi então que comecei a procurar médicos até chegar ao diagnóstico de cirrose. A notícia de que eu precisava ser submetida a um transplante de fígado foi assustadora”, relembra.

Do diagnóstico, em 2019, até o transplante, em 2023, foram muitas idas e vindas ao hospital. Dores e medos que Sueli só teve forças para encarar graças ao apoio da família e ao atencioso trabalho da equipe que a acompanhou, tanto no ambulatório do fígado da Santa Casa quanto no transplante, também realizado no hospital. “Essa equipe me convenceu de que o transplante me daria uma nova chance de vida”, afirmou, emocionada, a paciente.

Mas a gratidão de Sueli também se volta às pessoas que tomaram a decisão que salvou sua vida. “Eu não tenho palavras para agradecer à família desse doador, que, em um momento tão triste, conseguiu ter sabedoria e amor ao próximo e tomou a decisão de doar os órgãos dele. Foi essa decisão que salvou a minha vida e que pode salvar muitas vidas, se outras famílias seguirem o exemplo”, conclui.

Balanço – O cirurgião Rafael Garcia, responsável técnico da equipe de transplante de fígado da Santa Casa, relata que a realização de transplantes hepáticos no hospital superou as expectativas.

“Em menos de 30 dias da implantação do serviço de transplante de fígado, nós já realizamos três transplantes no Estado, salvando a vida de três pessoas. Isso é mais do que nós esperávamos, pois, no nosso planejamento mais otimista, acreditávamos que iríamos fazer um transplante por mês. Então, a alta da Sueli, transplantada no dia 14, e a realização do terceiro transplante, no dia 24, consolida o serviço de transplante de fígado da Santa Casa. Se esse ritmo de doação se mantiver, podemos fechar 2023 com 15 a 20 transplantes realizados”, estima.

Doação de órgãos – Estima-se que quase 50 mil pessoas necessitam de um transplante de órgãos no Brasil. Mas, para que mais transplantes possam acontecer, é necessário que mais famílias autorizem as doações quando há a comprovação de morte encefálica. Um doador de órgãos pode salvar até nove vidas, com a doação dos rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas e intestino.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o número de famílias que apresentaram recusas pela doação de órgãos chegou no ano passado ao maior percentual no Brasil, de 46%.

A Santa Casa do Pará realiza, além do transplante de fígado, o transplante renal pediátrico desde 2019. Doze crianças e adolescentes já foram transplantadas desde então. Quase 30 pacientes renais pediátricos ainda aguardam por um transplante de rim no hospital e mais de 20 pacientes hepáticos possuem indicação para transplante.

“Só há transplante com doação e doação só acontece no Brasil se a família autoriza a retirada do órgão. Mas, para isso, as pessoas precisam falar e demonstrar o interesse de ser um doador ainda em vida. Aceitar a doação é um gesto muito nobre. De certa forma, a vida continua, seja no fígado, no rim ou nas córneas de alguém”, conclui Rafael Garcia.