Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza mais de cinco mil cirurgias pediátricas em dois anos

Santa Casa realiza mais de cinco mil cirurgias pediátricas em dois anos

Hospital tem um dos maiores centros de cirurgias pediátricas do Norte do País, referenciado para o atendimento de média e alta complexidades

Referência na atenção à gestação de alto risco e neonatologia, a Santa Casa de Misericórdia do Pará tem um dos maiores centros de cirurgias pediátricas do Norte do País, referenciado para o atendimento de média e alta complexidades. Somente nos últimos dois anos, a unidade realizou 5.078 intervenções cirúrgicas pediátricas.

Com a oferta de 60 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo neonatal (UTI-Neo), 60 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários convencional (UCI)  e 20 leitos de UCI canguru, a ala Neonatal da Santa Casa dá suporte para cerca de 20% a 30% das 5.078 intervenções cirúrgicas pediátricas já realizadas.

“Somos, talvez, uma das maiores maternidades e hospital com atendimento com esse perfil materno-infantil da América Latina”, destaca o cirurgião pediátrico, Eduardo Amoras, gerente da Área de Pediatria da Santa Casa.

Em relação às cirurgias ambulatoriais, 70% a 80% dos atendimentos realizados pela equipe cirúrgica pediátrica da Santa Casa são fruto deste serviço referenciado para o atendimento de média e alta complexidades. “Um serviço que atende qualquer tipo de patologia cirúrgica pediátrica, tanto a parte de transplante renal e, em breve, o transplante hepático em adulto e, quem sabe, depois, o transplante hepático pediátrico”, disse o doutor Eduardo Amoras.

A hérnia é a doença que mais demanda operação no universo da cirurgia pediátrica. Do total de 5.078 cirurgias pediátricas realizadas na Santa Casa, nos últimos dois anos, 13,11 % correspondem à cirurgia de hérnia.

Andrieli de Souza Lameiro, 27, é moradora do Moju, no nordeste paraense, e mãe de gêmeos nascidos com hérnia inguinal. Eles precisaram fazer a cirurgia de reparação. Ela disse ter ficado com medo, mas está grata pelo tratamento da Santa Casa.

“Foi tudo rápido, desde a fase do diagnóstico à cirurgia, e a recuperação também foi bastante rápida”, recordou a mãe dos bebês, Andrieli Souza. “Eu agradeço a Deus. Meus filhos foram bem amparados e tiveram todos o suporte da equipe de cirurgia pediátrica da Santa Casa”, acrescentou ela.

O médico Eduardo Amoras explica que, para cada 200 bebês nascidos, entre 37 e 42 semanas de gestação, um tem hérnia. Em relação aos prematuros, para cada 50 bebês prematuros, com menos de 37 semanas, um vai ter hérnia.

Atendimento – O serviço de cirurgia pediátrica é formado por uma equipe multiprofissional da área pediátrica e engloba diversas especialidades como a Gastroenterologia; Cardio pediatria; Hepatologia; Neurocirurgia; Nefrologia; Otorrinolaringologia e a Cirurgia Plástica e Craniofacia. Profissionais dessas áreas acompanham a realização das cirurgias para a correção de deformidades, principalmente, craniofaciestenoses.

Para agendar consultas no Ambulatório de Pediatria da Santa Casa, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência e solicitar um encaminhamento para o atendimento desejado no hospital.