Você está visualizando atualmente Santa Casa, Detran e Parapaz promovem um Natal especial às crianças atendidas na área hospitalar

240 presentes entregues nesta terça-feira (20), fizeram a alegria das crianças atendidas nos ambulatórios e internadas na Santa Casa, e para as crianças atendidas pela Fundação Parapaz. A programação natalina voltada aos pacientes, acompanhantes e servidores, da Fundação Santa Casa do Pará, teve um toque especial de uma Cantata de Natal do Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco, do Coral Mãos em Sonância do Centro de Atendimento ao Surdo  e da presença do Papai Noel, na área externa e interna do hospital.

O sucesso do evento aconteceu graças a parceria da Santa Casa com o Detran e a Fundação Parapaz. Durante a ação foram oferecidas atividades de recreação e a distribuição de brinquedos e lanches, doados por servidores do Detran e parceiros do órgão, para as crianças atendidas pelo hospital e pelo Parapaz.

Kátia Cruz, agente de fiscalização do Detran e uma das coordenadoras da ação, relata que a arrecadação de brinquedos e lanches começou em outubro. E começa com a mobilização dos colegas, por meio de grupos de rede social. Fazemos essa ação há alguns anos e essa é a primeira vez que a gente realiza em parceria com a Santa Casa.

“O que nos chamou a atenção na Santa Casa é por ser um local em que a gente percebe que os usuários vêm de todos os interiores do Pará e até de outros estados para buscar o atendimento de saúde que é feito aqui. Muitas das vezes as crianças vêm para cá, juntos com os pais, pegam um barco, pegam transporte à noite para serem atendidos pela manhã nos  ambulatórios. E a nossa intenção é acolher e ajudar um pouquinho às pessoas que realmente necessitam.” Ressalta Kátia.

Patrícia Silva, moradora de Salvaterra, na Ilha do Marajó, trouxe suas três filhas menores para o atendimento no ambulatório de pediatria do hospital e relata sua surpresa com o evento desta terça-feira. “Esse gesto é inexplicável, às vezes a gente não tem nenhum dinheiro para comprar, e ver minhas filhas recebendo fico muito feliz. Se todo mundo se juntasse e fizesse isso seria divino. Porque para muitos dar um presente é coisa pequena, mas para nós recebermos é grande, principalmente quando vemos nossos filhos felizes. Essa ação é muito gratificante: chegar para uma consulta e ganhar presentes e ter o papai noel presente é tudo de bom”, diz Patrícia.

Heloísa Lopes, mãe de Emanuelle Vitória, atendida no ambulatório da Santa Casa, moradora do Guamá, em Belém, ficou surpresa com o evento, “Fiquei muito feliz e ver a felicidade da minha filha e das outras crianças foi tudo. Muita das vezes a gente não tem essa oportunidade de levar nossos filhos para ver o papai noel e essa fantasia é linda e ver o papai noel, aqui junto com as crianças, foi um momento muito feliz. Ver a felicidade das crianças, para nós mães e pais é uma felicidade imensa mesmo”, relata Heloísa Lopes.

Para Fernanda Lobato, terapeuta ocupacional da Santa Casa, promover uma atividade dessa diferenciada, faz com que a criança ressignifique esse ambiente hospitalar, consiga se envolver de uma forma mais positiva com o tratamento. “A gente envolve a família como um todo, pois a gente sabe que a rotina de tratamento é cansativa e esses momentos trazem uma leveza e faz com que a gente consiga promover bem estar e qualidade de vida dentro do ambiente hospitalar”.

Parcerias – Para Luciene Moura, gerente do Parapaz, na Santa Casa, a ação é de suma importância por conta do atendimento de crianças e adolescentes em que recebemos, por conta de trabalharmos o psicológico dessa criança e esse trauma que elas passam. “E este é um momento dessas crianças de encontrar o papai noel e ganhar brinquedos. Às vezes são crianças bem vulneráveis, e é uma felicidade imensa para elas. A gente vê o brilho no olhar de cada criança, em um momento como esse.

“Essa parceria com a Santa Casa e o Detran nos trouxe a esperança de trazer dias melhores para essas crianças. De conseguir enfrentar a violência e combater esse mal. E esse momento, fora do nosso local de atendimento, faz com que elas esqueçam por um momento o que passaram. É um dia simbólico que é o nascimento de Cristo. É como se vissem renascer um espírito de bondade e amor no coração dessas crianças”, enfatiza Luciene.

Larissa Rabelo, representante do Núcleo de Eventos da Fundação Santa Casa, diz que o evento foi pensado para contemplar as crianças dos ambulatórios da área de pediatria, além das que estão internadas no hospital.

“Muitas dessas crianças atendidas pelo nosso ambulatório vem de comunidades muito carentes e às vezes não tem a oportunidade de ver o papai noel, nem de ganhar um presente. Então pensamos nessa ação e o pessoal do Detran abraçou, junto conosco, essa casa e doou todos os brinquedos e os lanches. E essa parceria deve permanecer pelo menos duas vezes durante o ano para fazer a alegria dessas crianças, atendidas pela Fundação Santa Casa”. Enfatiza Larissa.

Ascom – Santa Casa do Pará