Fundação Santa Casa realiza vídeoconferência sobre a Covid-19

A Fundação Santa Casa, em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), iniciou, esta semana, por meio de videoconferência, esclarecimentos aos profissionais sobre “Sars Cov2 (vírus) e Covid-19 (doença): aspectos gerais e recomendações nos casos graves”.

Segundo a coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Santa Casa, Adriana Monteiro, o objetivo é facilitar o acesso das pessoas às recomendações sobre Covid-19. “A videoconferência é uma excelente oportunidade para tornar acessível o conhecimento para várias localidades do Estado, além de oferecer ao profissional a comodidade deste conhecimento, por meio de celular com o link de acesso. A estratégia é ainda deixar o conteúdo gravado e à disposição para momentos oportunos de dúvidas na assistência à pacientes”.

A Santa Casa possui fluxo de atendimento específico para atendimento à pacientes suspeitos, com área de contingência determinada. “Tivemos duas capacitações gerais e agora estamos trabalhando em treinamento específico para as áreas de entrada no hospital, como Urgência e Emergência Obstétrica e Recepção. O momento também oportunizou a submissão de um projeto de extensão junto à nossa diretoria de ensino e pesquisa, formando multiplicadores, alunos de instituições de ensino, a trabalharem a educação em saúde sobre prevenção de síndromes gripais, o que inclui o Covid-19”, reforça Adriana.

Participaram da videoconferência a médica infectologista Vanessa Santos, membro da Sociedade Paraense de Infectologia e integrante da CCIH da Santa Casa e a médica intensivista Norma Assunção, titulada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e que atualmente é diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, um dos hospitais de retaguarda para o atendimento de eventuais casos graves de Covid-19 no Pará. O link de acesso da videoconferência está disponível no youtube.