Você está visualizando atualmente Santa Casa lança Projeto Aprimorar para educação permanente dos profissionais de enfermagem do hospital

Santa Casa lança Projeto Aprimorar para educação permanente dos profissionais de enfermagem do hospital

Foi lançado na manhã desta quinta, 24, no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), o Projeto Aprimorar Enfermagem que visa a capacitação e atualização permanente dos mais de 1300 profissionais de enfermagem ( entre técnicos de enfermagem e enfermeiros) do hospital.

O projeto, coordenado pela gerência geral de enfermagem da Fundação, é resultado de uma parceria público privada da Santa Casa com o grupo Cynthia Charone, onde o hospital estadual, por meio de seus profissionais de enfermagem qualificados (especialistas, mestres e doutores), prepara as capacitações que são gravadas, editadas e transmitidos pelos estúdios do Cynthia Charone e que vão ser disponibilizados pela  plataforma Moodle por meio de aulas gravadas ou lives.

Participaram do lançamento, gestores e profissionais de enfermagem da Santa Casa e do Grupo Cynthia Charone.

O presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, ressaltou em seu discurso a importância das parcerias público privadas, como a realizada com o Grupo Cynthia Charone para a celeridade dos projetos e seus resultados esperados.

” Eu quero deixar bem registrado o nosso agradecimento ao grupo Cynthia Charone, pois esse tipo de parceria contribui para darmos agilidade aos nossos projetos, que  por meio da contrapartida dessa parceria vai ampliar os benefícios para todos os envolvidos”, citou o presidente em referência a disponibilização dos conteúdos gravados não só para os profissionais da Santa Casa, como também aos do grupo.

O presidente da Fundação também destacou a necessidade de fortalecimento da equipe de enfermagem do hospital, que presta um serviço essencial para o bom desfecho do atendimento dado aos pacientes.

” Os nossos usuários vêm ao hospital  porque necessitam de atendimento e precisam ser bem tratados, corretamente, adequadamente e ter o seu problema resolvido. E isso também consiste na necessidade de termos um corpo de enfermagem robusto e bem capacitado, que além do conhecimento que já tem, busque novos conhecimentos e aprimore as suas técnicas de acordo com as novas evidências e novas tecnologias, e que isso seja de fato transformado no cuidado na assistência do paciente e que a instituição possa evidenciar isto”, afirmou Bruno Carmona.

Para a gerente geral de enfermagem do hospital, a enfermeira Benedita Martins, que encabeça a equipe que  idealizou o projeto, a iniciativa é liderada por capacitados profissionais da Santa Casa e foca na proficiência no processo de enfermagem e na sistematização do cuidado,  com a equipe de enfermagem sendo  habilitada para identificar e intervir positivamente diante das respostas clínicas que o paciente venha a apresentar.

” Esse é um momento muito relevante porque traz o protagonismo da profissão e da categoria de enfermagem. O saber sempre foi, na história da tricentenária Santa Casa,  uma questão estratégica e social. Em função disso nós nos precipitamos em evoluir como profissão, demonstrando que a ciência, a técnica e a tecnologia, agregados a pessoas formam um conjunto sinérgico para cuidar da saúde de outras pessoas, gerando sempre e progressivamente um efetivo humano que esteja empoderado e ciente das suas responsabilidades. A enfermeira ainda ressalta o aspecto de inovação do projeto.

“Esse projeto inovador  vai inaugurar a era digital de conhecimento em nossa instituição, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem construído de forma personalizada para os nossos servidores com uma abordagem profissional de alta fidelidade para que a sistematização da assistência de enfermagem seja impulsionada de várias formas como por meio do raciocínio clínico, crítico e reflexivo de forma alinhada ao plano terapêutico do paciente”, conclui.

Temas: Dentro do conteúdo de mais de 90 horas que será disponibilizado no programa estão os sinais, sintomas e condutas relacionados ao sistema cardiovascular, respiratório, renal, neurológico, gastrointestinal, transplante hepático, distúrbios hidroeletrolíticos, gravídico-puerperal e relacionados à prematuridade, além de abordar as bases farmacológicas aplicadas aos pacientes clínicos, entre outros assuntos.

O primeiro módulo com os temas Medicamento de Alta Vigilância, Sistema Cardiovascular, Sistema Gastrointestinal e Sistema Respiratório  já está disponível para acesso. Novos módulos serão adicionados a cada dois meses.

Texto: Etiene Andrade ( Ascom – Santa Casa)

Deixe um comentário