Você está visualizando atualmente Dia Mundial da Higiene das Mãos: Santa Casa reforça o cuidado  contra as infecções.

Dia Mundial da Higiene das Mãos: Santa Casa reforça o cuidado contra as infecções.

Hoje, 05 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Um ato fundamental para o combate a doenças que causam infecções, entre as quais o coronavírus, causador da pandemia que atinge todos os continentes da Terra. Definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e com pleno apoio da ANVISA, a data tem como  propósito aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções.

A Fundação Santa Casa do Pará, por meio de sua Assessoria de Gestão da Qualidade e Segurança e a Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar, trabalha ações permanentes  para alertar servidores e usuários sobre as precauções necessárias para combater as infecções, entre elas, a adequada higienização das mãos que ajuda a prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde .

A adequada higienização das mãos deve ser realizada:

– antes de tocar o paciente;

– antes da realização de procedimento limpo/asséptico;

– após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;

– após tocar o paciente; e

– após tocar superfícies próximas ao paciente.

As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes e os sistemas de saúde. Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e em países em desenvolvimento pode acometer mais de 25% dos pacientes.

A higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais de prevenção, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, tais como inserção de dispositivos invasivos, manipulação da ferida cirúrgica, entre outros.

A médica Nelma Machado diz que todos os dias se busca combater o risco de infecções na Santa Casa, tanto que foi desenvolvida uma campanha de prevenção batizada de metas de segurança, entre as quais a lavagem das mãos. “Ao higienizarmos nossas mãos, nós prevenimos infecções, e essa meta está relacionada à prevenção de infecções, que é o grande temor da população. Trazendo a recomendação para toda a população sempre higienizar as mãos.”, reforça a médica.

Texto de Rafaela Soeiro (ASCOM – FSCMP)