De janeiro a junho, foram realizados na maternidade da Santa Casa 4.284 partos

A Santa Casa de Misericórdia do Pará divulgou o balanço de atendimentos, consultas e procedimentos realizados no primeiro semestre de 2020. Ao todo, foram registrados 17.406 atendimentos na Urgência e Emergência do hospital, o que dá uma média de 2.900 atendimentos/mês. Esses serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) demonstram a credibilidade do público no trabalho profissional da Instituição. Números que mostram a importância da Santa Casa do Pará, mesmo diante da pandemia da Covid-19, enfrentado pelo país nos últimos meses. No estado do Pará, o hospital se tornou uma das referências para receber pacientes acometidos com a doença.

“Na Santa Casa tivemos que fazer diversas adaptações para conseguirmos atender a nossa população. Aumentamos o quantitativo de leitos de UTI, com todo o apoio da Sespa e do governo do Estado, por sermos um dos hospitais de referência na questão da Covid-19. Tivemos ainda que absorver toda a demanda de obstetrícia dos pacientes que eram atendidos no hospital Abelardo Santos, após ele ter se tornado exclusivamente para pacientes acometidos com a Covid-19”, ressalta Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa.

Talia Silva foi uma das pessoas atendidas pela Santa Casa nesse período

“Agora estamos no caminho inverso gradativo, de forma menos abrupta como foi a instalação por conta da urgência do momento que exigiam as atitudes que tomamos e fizemos. Com o apoio de todos os servidores e da administração da Santa Casa, nós conseguimos dar conta da demanda, marcando o papel da Fundação dentro das suas ações de saúde para o Estado”, destaca Bruno Carmona.

De janeiro a junho, foram realizados na maternidade da Santa Casa 4.284 partos (2.079 partos normais e 2.205 cesarianas). Para o presidente da Santa Casa, os números de atendimentos são bastante significativos. “Temos um corpo funcional muito bom, que garante um atendimento qualificado à população. Mais uma vez a missão institucional vem sendo cumprida à contento e a gente segue no trabalho, dentro daquilo que a Santa Casa está destinada a fazer no dia a dia”, complementou.

Talia Cristina Souza Silva, 18, fez seu pré-natal no posto de saúde próximo da sua casa em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Quando estava com quase nove meses de gestação passou mal e foi encaminhada à Santa Casa do Pará. A jovem disse que ficou satisfeita com o atendimento recebido na maternidade.

“Não tenho o que reclamar. Fui muito bem atendida por todos, recebi orientações sobre os cuidados que tenho que ter com o meu filho, e também sobre a importância de sua amamentação exclusiva até os seis meses iniciais de vida. Cuidaram muito bem do meu filho, ele nasceu com 2,800g e devido a complicações no parto teve que ir para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e depois para a UCI (Unidade de Cuidados Intermediários). Estou muito feliz com a alta de meu bebê, agora é voltar para casa e cuidar dele”, diz Talia.

Ambulatório – A Santa Casa do Pará encerrou o primeiro semestre de 2020 com uma produtividade significativa em vários setores, como é o caso da área Ambulatorial com 25.603 consultas realizadas pelas equipes multiprofissionais da Fundação (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais). Também foram computados 16.387 procedimentos a pacientes atendidos nos ambulatórios. Na área de Diagnóstico por Imagens e Endoscopia foram realizados 36.199 exames, entre os quais raio-X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, ressonância e endoscopia.

Marcelina dos Santos e a filha Vitória dos Santos durante consulta de pré-natal no Ambulatório

Marcelina dos Santos mora em Belém e acompanha a filha Vitória dos Santos, para a consulta de pré-natal com a nutricionista do Ambulatório da Mulher. Ela conta que a filha foi diagnosticada com citomegalovírus e faz tratamento para evitar que o bebê seja contaminado através da placenta ou durante o parto, o que pode resultar em alterações no desenvolvimento da criança.

“Essa já é a quarta consulta que viemos. Ainda bem que, mesmo com a pandemia, não parou as consultas de pré-natal. Acho muito bonito o trabalho em prol das crianças e das gestantes que é desenvolvido aqui. A gente gostou muito do acolhimento que recebemos de todos os profissionais, fomos muito bem atendidas”, relata Marcelina.

Neonatologia – Em média, são realizadas 200 altas por mês das crianças internadas na área de neonatologia da Fundação Santa Casa. Para garantir uma assistência de excelência, a Instituição está sempre investindo na capacitação da sua equipe multiprofissional em técnicas cientificamente comprovadas que garantam a esses bebês o menor tempo possível de internação, cumprindo todos os protocolos de atendimento necessários, de forma humanizada e segura para a melhor evolução dos pequenos pacientes.

Banco de Leite – A integração entre os diversos setores do hospital e o Banco de Leite Humano trouxe um avanço para a área hospitalar. Neste primeiro semestre de 2020, foram feitas 2.604 visitas domiciliares, o que possibilitou uma arrecadação de 1.012 litros de leite humano, para o consumo de bebês prematuros e de baixo peso, internados na área de neonatologia da Santa Casa.

Segundo Cynara Souza, da coordenação do Banco de Leite Humano da Santa Casa, a coleta de junho foi de 256,557 ml, um aumento de 23,12% na arrecadação. O que constata que todas as mobilizações como campanhas, lives, entre outras pautadas na segurança da amamentação, foram fundamentais para aumentar o estoque.