Você está visualizando atualmente Médicos Residentes de anestesiologia da Santa Casa participam de Congresso no Rio

Durante o Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), que aconteceu de 11 a 15 deste mês, na cidade do Rio de Janeiro, os 8 participantes da Santa Casa ( 1 preceptora e 7 residentes)  apresentaram 16 trabalhos produzidos no processo de residência médica do hospital. A médica  Angela   Susume, preceptora e integrante da coordenação de residência de anestesia da Santa Casa relata a importância do evento na qualificação profissional.

Os 16 trabalhos produzidos no processo de residência médica do hospital e apresentados no Congresso foram:  Feocromocitoma bilateral: relato de caso;  Anestesia para sindrome Klippel-Trenauney-Weber: relato de caso; Bloqueios faciais para correçãod encefalocele nasoetmoidal; Labio inferior para obtenção de oximetria: sítio alternativo; Anestesia em paciente portadora da sindrome 4p;  Uso da técnica anestésica Bloqueio do nervo  mandibular guiado por Ultrassom: relato de caso; Anestesia para correção de Gastrosquise pela técnica de SIMIL-EXIT; Bloqueio regionais guiados por USG para correção de fratura de membro superior em paciente com DPOC;  Analgesia pós decorticação pulmonar videolaparoscopica em crianças: ESP versus ESP+Serrátil; Controle de dor pós implante de DVP com bloqueios regionais guiados por USG; ESP block para analgesia em cirurgias  abdominais; Bloqueio do Quadrado Lombar versus peridural lombar para alveoloplastia com enxerto ósseo; Bloqueios para enxerto de pele e consumo de opioides no pós operatório de Escalpelamento traumático por motor de barco;  Complicação de Hérnia de disco não diagnosticada após raqui anestesia; Realização de bloqueios para implante de DVP: a percepção de uma mãe; Bloqueio do plano Serrátil para drenagem de tórax.

O Congresso – O Congresso Brasileiro de Anestesiologia 2022 no Rio de Janeiro, em sua 67ª edição, foi uma oportunidade de reencontro. É o primeiro congresso presencial desde o início da pandemia da Covid-19. O evento foi gerenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, em parceria com a Sociedade de Anestesiologia do Estado do Rio de Janeiro.

Para a coordenação do evento, o CBA proporcionou um extenso programa científico detalhadamente elaborado com participação de palestrantes nacionais e internacionais, com a introdução de novos modelos de interação de atividades. E esse intercâmbio é fundamental para o desenvolvimento da anestesiologia, pois permite a difusão de conhecimentos científicos e trocas de experiências.

O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), tem como principais objetivos reconhecer a importância da anestesia e contribuir com a integração dos profissionais do setor no Brasil. Além disso, promove ainda oportunidade para o aprimoramento de técnicas.

Temas – Durante o evento foram discutidos assuntos como: “Ultrassonografia à beira leito durante reanimação cardiopulmonar”; “Solicitar ecocardiograma pré-operatório muda desfecho?”; “Anestesia fora do centro cirúrgico: o papel do anestesiologista”, entre outros. Além dos workshops “Bloqueios em Oftalmologia”; “Tratamento Intervencionista da Dor e Ventilação Mecânica em Anestesia”; “Anestesia Regional Guiada por Ultrassom Membro Superior”; “Anestesia Regional Guiada por Ultrassom para Experts: Tórax, Abdome e Bloqueios Essenciais”; e “Anestesia Regional Guiada por Ultrassom: POCUS 1 e 2”.

Foram oferecidos ainda cursos com os temas: “Suporte Avançado de Vida em Anestesia – SAVA”; “Ecocardiografia Transtorácica e Transesofágica Intraoperatório – ETTI – Módulo I”; “Anestesia Obstetrícia”; “Imersão em Anestesia Pediátrica – CIAPED”; “Controle de Via Aérea – CVA”, “Anestesia Intravenosa Total – TIVA”; e “Anestesia Regional Guiada por Ultrassom Membro Inferior”.

Texto: Ascom – Santa Casa