Você está visualizando atualmente Santa Casa participa de projeto de telemedicina com hospital Albert Einstein

Santa Casa participa de projeto de telemedicina com hospital Albert Einstein

A Fundação Santa Casa em parceria com o hospital israelita Albert Einstein desenvolve um projeto de Tele-UTI para pacientes com Covid-19, internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Médica intensivista, Nelma Machado explicou que a iniciativa permite a construção e o acompanhamento do plano terapêutico, com desdobramentos das metas diárias, para os casos de insuficiência Respiratória Aguda Grave e casos suspeitos de infecção pelo Covid-19.

O objetivo, segundo a médiva, é disponibilizar protocolos, linhas de cuidados, critérios de admissão e alta, entre outras orientações, com base em evidências e nas melhores práticas dos hospitais ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A intensivista disse que há discussões diárias entre os médicos intensivistas da Santa Casa e a equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, fisioterapeutas, para o encaminhamento do melhor tratamento dos casos graves.

“Essa ação é voltada para os casos de insuficiência respiratória aguda grave e casos suspeito de infecção pelo novo coronavírus. Na Santa Casa, as discussões têm maximizados o nosso cuidado com os nossos doentes críticos. E com essa interação a gente tem o que é de mais atual que existe hoje na literatura vigente, visto que essa é uma doença nova”.

No atual cenário de pandemia, os profissionais da Santa Casa seguem uma rotina de rigor frente os casos críticos da Covid-19. “O que contribui para a gestão do cuidado e do nosso plano terapêutico, que é revisado a cada 24 horas, em conjunto com a equipe do Eisntein. A gente vem tendo ganhos e avançando na nossa entrega ao cuidado crítico dos pacientes que estão nas UTIs’’, destaca a médica intensivista.

O projeto Tele-UTI é liderado pelo hospital Albert Einstein com a colaboração do hospital alemão Oswaldo Cruz, HCor, hospital Moinhos de Vento e hospital Sírio-Libanês, oferecendo suporte à distância através de visita médica diária, em até 2.500 leitos, aos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do SUS, indicados pelo Ministério da Saúde.