Você está visualizando atualmente Seminário apresenta resultados de pesquisas desenvolvidos na Santa Casa

Seminário apresenta resultados de pesquisas desenvolvidos na Santa Casa

Você sabia que além de ser referência para a assistência de pacientes em diversas especialidades, a Santa Casa também desenvolve pesquisas que começaram a gerar importantes resultados para a sociedade?

Os resultados parciais de 7 projetos, que estão recebendo financiamento da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, FAPESPA, foram apresentados no II Seminário de Projetos, organizado pela gerencia de pesquisa da Santa Casa, aconteceu no auditório da instituição no dia 16 de abril.O evento foi voltado para os servidores da FSCMP e aos representantes da Fapespa, e teve o objetivo de avaliar qualitativamente o desenvolvimento de cada projeto antes da conclusão.

Participaram do evento, representantes da FAPESPA, da diretoria técnica assistencial, da diretoria de ensino e pesquisa da Santa Casa, além de pesquisadores e coordenadores dos projetos, que contribuiram com a avaliação do desenvolvimento de cada projeto.

De acordo com o diretor técnico assistencial da Santa Casa, Lourival Marsola, que foi um dos avaliadores dos trabalhos, todos os projetos têm como ponto forte sua interface e benefícios à sociedade. O gestor considerou que  o projeto “Avaliação do impacto do tranplante renal pediátrico na doença renal crônica (DRC) em uma unidade Materno Infantil”, coordenado pelo professor e pesquisador Silvestre Savino Neto, poderá trazer resultados a curto prazo.

“Esse projeto trará uma grande impacto à saúde de nossas crianças, pois é um estudo que vai viabilizar a implantação do serviço de transplante renal pediátrico, o qual estará sendo iniciado ainda em 2019”, informou Marsola.

Já o diretor científico da FAPESPA, Juarez Quaresma, considerou que fomento a pesquisa foca na resolutividade dos desafios da Santa Casa, contribui para o avanço do conhecimento e produção científica do Pará e também para a melhoria da qualidade de atendimento ao paciente.

“A articulação entre a Santa Casa e a Fapespa tem contribuído e contribuirá para alavancar essa produção qualificada voltada para a área da saúde. Associações como esta são de importância estratégica, uma vez que a Santa Casa é um dos maiores hospitais do Estado e os resultados apresentados tem demonstrado que a execução desses projetos trarão grandes contribuições para a qualidade do serviço prestado a nossa população.”, concluiu Quaresma.

Para a diretora de ensino e pesquisa da Santa Casa, Pilar Moraes, este momento foi importante para mostrar o andamento de cada projeto, assim como seus impactos sociais.

“Essa apresentação é fundamental para que os avaliadores saibam como estão os projetos e o que está sendo feito com os recursos, mas esperamos também que futuramente eles possam conhecer por dentro os serviços da Santa Casa para ver de forma mais clara como os usuários podem ser beneficiados pelo que estamos fazendo nesses projetos”, destacou a diretora.

Os sete projetos apresentados foram:

– Avaliação do impacto do transplante renal pediátrico na doença renal crônica (DRC) em uma unidade de referência materno – infantil.

– Encefalopatia hipoxicoisquêmica e a hipotermia terapêutica como neuroproteção na unidade neonatal de uma maternidade pública de referência.

– Cateter venoso central de inserção periférica como medida de controle e prevenção das infecções de corrente sanguínea relacionada a cateter.

– Associação de polimosfismos genéticos com desenvolvimento e resposta ao tratamento da retinopatia da prematuridade.

– Análise da composição físico-química do leite humano. Proposta de instrumento de terapia nutricional para recém nascido prematuro e de baixo peso.

-Avaliação pulmonar de pacientes em ventilação mecânica invasiva por meio da tomagrafia por bioimpedência elétrica.

-Métodos de predição e prevenção de pré-eclâmpsia em um hospital de referência materno infantil.

SERVIÇO:

Mais informações sobre as pesquisas desenvolvidas na Santa Casa podem ser obtidas por meio de contato com Gerencia de Pesquisa, localizada no prédio centenário (ao lado da COREME), horário de funcionamento 08:00 às 13:00 e 14:00 às 17:00, ou pelo telefone 4009.0328.