Santa Casa registra 21 mil atendimentos na maternidade no 1º semestre de 2019

A maternidade do hospital da Fundação Santa Casa do Pará, a maior da região norte do país, realizou neste primeiro semestre de 2019, mais de 21 mil atendimentos a mulheres na área de urgência e emergência do hospital, uma garantia importante no desempenho junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o presidente da Fundação, Bruno Carmona, esse enorme quantitativo de pacientes atendido no primeiro semestre mostra o quanto a Santa Casa é importante para o Estado do Pará.

“Todas as pessoas que aqui vieram precisam de um atendimento digno, adequado e humanizado que garanta um parto seguro. É isso que a gente busca oferecer aqui na Santa Casa, mas ainda faltam algumas melhorias a serem feitas e estamos tendo o apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa) para isso. O objetivo para o segundo semestre é otimizar o atendimento com foco não só no quantitativo, mas principalmente na qualidade”, enfatizou Bruno.

Segundo a médica Marília Gabriela, que responde pela gerência de Obstetrícia da Santa Casa, o trabalho faz do hospital uma referência no trato com as parturientes de alto risco e a responsabilidade dos profissionais do setor tem feito a diferença nos momentos de pico que tem passado o hospital, ao receber mulheres em busca de atendimento para terem seus bebês ou aliviar crises no período de gravidez.

Sandra Tais Leal Nunes, mãe de Kauan Nunes da Silva, moradora da ilha de Cotijuba, em Belém, teve seu primeiro filho na Santa Casa de parto normal. Ela comenta que que o atendimento é muito bom, está internada a mais de uma semana, por conta de um abcesso no dente está recebendo antibiótico para debelar a infecção, e diz que só aguarda a liberação do dentista para receber alta e ir com seu filho para casa.

Para Daiane do Nascimento Ribeiro, de São Caetano de Odivelas, o nascimento de seu filho Vinicius Gabriel, veio por meio de um parto cesáreo. É seu primeiro filho e tudo correu bem com o Vinicius. O atendimento na maternidade também é elogiado por Sandra Silva dos Santos, moradora de Santo Antonio do Tauá, nordeste do Estado, e mãe da garotinha Aylane Santos. “Cheguei aqui com a pressão muito alta e tive que ser submetida à cesárea por conta de não ter passagem para o nascimento de minha filha que era grande. Aqui fui muito bem atendida pela equipe do hospital, que é altamente competente e agora aguardo a alta, para desocupar o leito e abrir espaço para outras mulheres que procuram a Santa Casa”, pontua Sandra.

O número de partos nesses primeiros seis meses no hospital foi bastante expressivo: mais de 5 mil mulheres tiveram seus filhos, entre cesáreas e normais. Cerca de 10% a mais do que no primeiro semestre de 2018.

Leite Humano  – O Banco de Leite Humano que, em parceria com o projeto Bombeiros da Vida, coletou 1.466 litros de leite materno neste primeiro semestre, 7% a mais do que em 2018, no mesmo período, também teve um crescimento no número de doadoras de leite humano.

Durante o primeiro semestre de 2019, foram cadastradas 1.040 mulheres, e em 2018, neste mesmo tempo, foram cadastradas 897 doadoras. Para Cynara Souza, gerente do Banco de Leite Humano da Fundação Santa Casa, esses dados refletem o crescimento da demanda no berçário da instituição, o que tem sido fundamental as campanhas na mídia, junto à opinião pública. “Esse trabalho mostra a importância de fortalecer a Santa Casa, como hospital amigo da criança, na busca em fazer sempre o melhor pelas pessoas”. Reforça Cynara.