Você está visualizando atualmente 90% das obras da 1ª etapa do Centro de Ensino e Pesquisa da Santa Casa já foram concluídas

90% das obras da 1ª etapa do Centro de Ensino e Pesquisa da Santa Casa já foram concluídas

As obras onde funcionará o Centro de Ensino e Pesquisa (CEPE) estão a pleno vapor na área centenária da Fundação Santa Casa. A execução dos serviços de reconstrução de espaços, entre os quais as benfeitorias estão em curso para otimizar a estrutura física e assegurar benefícios para quem busca os serviços na Instituição.

O engenheiro civil e coordenador de Estrutura Física e Funcional, do hospital, Marcelo Cardoso, relata que as obras da área antiga vem sendo uma das prioridades da gestão atual da Fundação. “A manutenção predial é constante. É uma repaginação dos diversos setores para melhor atender às necessidades da instituição”.

Atenta às necessidades de reformas na área centenária da Santa Casa, a gestão realizou concorrências licitatórias para a execução das obras, e uma das obras aguardadas é a do Complexo Centenário, que abrange parte da avenida Generalíssimo Deodoro e da Rua Oliveira Belo, e vem sendo executada, com valor orçamentário da primeira etapa de aproximadamente R$ 6,3 milhões.

“O novo espaço engloba auditório com capacidade de 168 lugares, salas multiuso, toda parte administrativa do ensino e pesquisa, laboratório de simulação realística. Externamente foram mantidas as características com todos os traços arquitetônicos peculiares do século passado. Mas internamente foi necessário fazer várias mudanças tornando-o mais moderno e atendendo as normas vigentes”, informa o engenheiro.

O engenheiro da Santa Casa, responsável por acompanhar o andamento das obras, diz que o CEPE vai funcionar em uma área em torno de 1.585 metros quadrados e seu acesso será pela antiga escadaria da Avenida Generalíssimo Deodoro, esquina com a rua Oliveira Belo. “A área já está na reta final, com 90% de obras concluídas e deve ser entregue até o final do próximo mês. A climatização do ambiente já está na fase de testes, que será finalizada nos próximos dias”.

 

Sílvia Nunes, integrante da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEPE), destaca que o Centro de Ensino trará para Santa Casa novos horizontes, no sentido de enraizamento de conhecimento. “Será um espaço que reunirá Residências, Especialização, Mestrado e futuro Doutorado. Os cursos ampliarão a rede de atuação da Fundação porque permitirá o estreitamento das relações com as Instituições de Ensino Superior (IEs), junto aos Institutos, Ministérios e CAPES, e assim a Santa Casa se destaca como a única maternidade pública com um Centro de Ensino e Pesquisa do Norte do Brasil”.

Para Lena Alencar, diretora de Ensino e Pesquisa, o Centro é uma conquista de três anos. Uma luta incansável de servidores e gestores da Fundação. “A importância da criação deste novo espaço na Fundação Santa Casa do Pará serve para a valorização de um hospital escola, pois este Centro irá valorizar a riqueza e a versatilidade que temos dentro de nosso hospital com relação ao ensino, pesquisa e extensão”.

“Com ele nossa diretoria terá mais condições de abrir os horizontes para treinamentos, cursos e pesquisas das mais diversas modalidades. A Depe estará presente com toda sua dedicação para levar nossa Fundação a um reconhecimento cada vez maior nacionalmente e internacionalmente. Esta ação de revitalização da gestão atual só mostra o interesse com o ensino e a educação. Binômio fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade”, destaca a médica Lena Alencar.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, destaca o fortalecimento da instituição como um hospital de ensino, reconhecido pelo Ministério da Saúde, além de possuir a certificação nível ONA-3 (acreditada em excelência).

“Possui diversos programas de formação para profissionais especialistas na área da saúde, falando especificamente das residências médicas e multiprofissionais, além do mestrado profissional e atende acadêmicos da área de saúde em graduação, de todas as instituições de ensino público e privadas da cidade de Belém. O ensino, a pesquisa e a extensão são pedras fundamentais para o desenvolvimento de todas as atividades da Santa Casa, quando se fala de formação de mão de obra especializada na área da saúde”, relata o gestor.

Bruno diz que o Centro de Ensino e Pesquisa e Extensão vem atender uma necessidade de termos uma estrutura física com diversos espaços, que atende a essa demanda própria do hospital e com o apoio incondicional que o hospital recebe da secretaria de estado de Saúde Pública e do governo do Estado, a gestão atual vai entregar mais um espaço em benefício da população, totalmente repaginado e requalificado.

“E o mais interessante foi fazer todas as melhorias estruturais mantendo todo o patrimônio em harmonia com o processo histórico e cultural de nosso estado. Evidentemente as nossas instalações poderão servir para outros órgãos públicos em benefício da população”, informa o presidente da Fundação.

Ascom Santa Casa do Pará

Deixe um comentário