Você está visualizando atualmente Santa Casa disponibiliza ensino da Língua Brasileira de Sinais para servidores

Santa Casa disponibiliza ensino da Língua Brasileira de Sinais para servidores

O objetivo é promover acessibilidade e inclusão no atendimento a pacientes e usuários

Certa vez atendi um paciente que se comunicava em libras e me vi em apuros no momento, mas consegui fazer o atendimento. A partir desse atendimento passei a assistir vídeos de comunicação básica, como ‘Qual seu nome? Qual médico?’ Senti a necessidade de saber pelo menos o básico para fazer um atendimento adequado a um paciente surdo. E quando ofertaram o Curso de Conhecimentos Básicos de Libras, me inscrevi no intuito de aprender pelo menos esse básico para poder oferecer um atendimento com excelência à comunidade surda atendida na Santa Casa”

O depoimento é de Denize Galdamez, assistente administrativa da Santa Casa e uma dos trinta servidores das áreas de apoio, administrativa, de ensino, planejamento e assistencial da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMPA)   que foram capacitados agora em setembro para o uso da Língua Brasileira de Sinais ( Libras).

A capacitação está prevista no planejamento estratégico da instituição e se deu por meio de um curso promovido pela  Fundação em parceria com a Escola de Governança do Pará  (EGPA) .

“A gerência de desenvolvimento de pessoas, apoiada pela alta gestão do hospital, vem investindo continuamente em ações que valorizem a diversidade e a inclusão no hospital, nesta perspetiva, lançamos uma turma de formação em libras, para 30 profissionais da FSCMPA, com a participação de profissionais com deficiência para fazer ajudar na parte prática”, afirma Victor Maués, gerente de desenvolvimento de pessoas da FSCMPA.

Além de garantir a capacitação, promovendo acessibilidade e inclusão, o curso busca potencializar  a comunicação institucional, além de estar dentro do escopo do trabalho da instituição de fortalecer o cuidado centrado na pessoa em todas as suas singularidades.

A parceria da EGPA e Santa Casa se dá por meio de um Termo de Cooperação Técnica que prevê, além da capacitação em Libras, outros cursos que ocorrerão dentro da própria sede da instituição, facilitando a participação dos servidores em capacitações voltadas para a melhoria dos serviços prestados à população.