Você está visualizando atualmente No Dia Mundial do Rim, Santa Casa orienta sobre os cuidados com a saúde do órgão desde a infância

No Dia Mundial do Rim, Santa Casa orienta sobre os cuidados com a saúde do órgão desde a infância

Atualmente 28 crianças com doença renal crônica recebem acompanhamento no Serviço de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica  (STRSP) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMP), necessitando de diálise e outros tratamentos. No ano passado a instituição realizou três transplantes renais pediátricos.

Entre as causas mais comuns da insuficiência renal crônica em crianças estão as malformações congênitas do trato urinário, que podem ter origem em fatores genéticos, infecciosos ou ambientais; as doenças hereditárias; e as glomerulopatias, doenças que afetam os glomérulos renais, que são as estruturas responsáveis pela filtração do sangue e produção de urina.

A nefrologista pediátrica Monick Calandrini, coordena o Serviço de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica da Santa Casa. A médica ressalta a importância da realização de exames de rotina desde a infância, para prevenção e diagnóstico precoce das doenças renais.

” Por ter , na maioria das vezes uma evolução insidiosa e silenciosa , a prevenção constitui a principal arma para que o diagnóstico precoce seja realizado e as chances de tratamento buscando evitar a progressão da doença renal , seja viável, o que nos faz refletir sobre a importância da prevenção com exames simples como a creatinina sérica , e a urina rotina , para todos!”, afirma a especialista.

A nefrologista também enfatiza que os grupos vulneráveis precisam  ser priorizados, constatação que motivou a escolha do tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia para a campanha do Dia Mundial do Rim de 2023.

” O tema específico para 2023 é ‘Saúde dos rins e exame de creatinina para todos. Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados’, porque os mais vulneráveis precisam desse olhar mais cuidadoso e que portanto esse cuidado deve iniciar desde a infância , quando muitas patologias podem ser identificadas”, reforça.

Entre as funções dos rins estão as de regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo e ainda produzir hormônios que evitam a anemia e doenças ósseas, entre outras.

Além da realização dos exames de rotina periódicos, os cuidados com a saúde do órgão também envolvem a prática de exercícios físicos, controle do colesterol, glicose, do peso e da pressão arterial.

É muito importante também evitar o uso de medicamentos sem indicação médica, e o consumo em excesso de sal , além da ingestão de alimentos embutidos –  como presuntos e apresuntados, linguiças, salames, salsichas, entre outros.

Texto: Etiene Andrade/Ascom Santa Casa

Deixe um comentário