Você está visualizando atualmente A florada dos ipês da Santa Casa é reverenciada por servidores e usuários

A florada dos ipês da Santa Casa é reverenciada por servidores e usuários

Referência na área materno infantil, a Santa Casa do Pará é um hospital público, em que realiza milhares de atendimentos, entre partos, acolhimentos de urgência e emergência obstétrica, internações, cirurgias e consultas ambulatoriais. E o seu espaço físico é fundamental para receber usuários e servidores da instituição. E uma das preocupações da gestão tem sido o cuidado com a ambientação da área hospitalar.

Nestes dias a área interna da Santa Casa tem sido palco da florada de ipês. As árvores plantadas desde os anos 90 estão dispostas no espaço centenário das ruas Oliveira Belo e 14 de março, além da parte interna do hospital. Segundo Manoel Pinheiro da Costa, que é um dos encarregados de limpeza das árvores,  existem oito pés de ipês na Santa Casa, sete com floração rosada e um com flores brancas. Nessa época do ano a floração veio mais cedo por conta da temperatura que está bem alta. O nome ipê vem da língua indígena tupi e significa casca dura.

O ipê é considerado a flor nacional. Suas flores possuem forma de funil, podem ser amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Florescem de junho até novembro. Elas caem no decorrer de uma semana, cobrindo o chão com a sua cor.

Antônio da Silva Souza, motorista que acompanhava sua esposa em um atendimento no ambulatório da mulher, diz que as árvores têm importância significativa para Belém. “Esses ipês lembram o colorido da avenida Almirante Barroso (uma das principais vias de Belém). E essa floração é um espetáculo lindo que nos proporciona um bem estar e uma reflexão de como a natureza é especial”.

O prédio da Fundação Santa Casa é ambientado em meio a árvores e plantas para proporcionar bem-estar. Na área interna do prédio estão centenas de plantas das mais diversas espécies e 73 árvores, entre elas, há mangueiras, jambeiros, palmeiras, açaízeiros, castanholas e os ipês.

Carlos Gilberto da Silva, diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Santa Casa, destaca que a ambientação é um ponto de preocupação da gestão. “Tivemos diversas iniciativas como a energia solar, o uso racional da água, a sua reutilização, e entre elas também tem a preservação do verde dentro da Santa Casa. São mais de 50 mil metros quadrados, é um quarteirão no centro de Belém”.

“A preservação do verde dentro da instituição melhora o ambiente, auxilia no controle de temperatura das áreas abertas e mantém o ambiente mais amigável, um dos exemplos é a floração dos ipês. Então, a nossa preocupação de manter a preservação, manter limpo toda a área é fortalecer viva essa estrutura verde dentro do hospital”, destaca o diretor.