Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza cerimônia e forma 69 novos mestres e especialistas

Santa Casa realiza cerimônia e forma 69 novos mestres e especialistas

Referência para a saúde do Estado, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) também se destaca como instituição de ensino, pesquisa e extensão contribuindo com a qualificação e formação em saúde. Na noite desta terça-feira (27), em cerimônia no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém, mais 69 especialistas, entre novos mestres, médicos e outros profissionais de saúde, receberam a certificação das especializações cursadas na Santa Casa.

Para a coordenadora de ensino e pesquisa e extensão da Santa Casa, Érica Cavalcante, o momento é de celebrar a disponibilização de profissionais qualificados para atuar não só no Pará e região, mas nacionalmente.

“Esse momento representa o encerramento de um ciclo, onde nós entregamos para a sociedade paraense e brasileira novos profissionais capacitados. São novos mestres, novos especialistas da área médica e da área multiprofissional. A Santa Casa já tem essa tradição de ser um hospital de ensino e nós ficamos muito felizes em ver a profissionalização e o aprimoramento do conhecimento desses profissionais, que acabam sendo multiplicadores de conhecimento no futuro também” afirmou a diretora.

O Mestrado Profissional do Programa Gestão Saúde na Amazônia (PPGGSA) da Santa Casa, que desde 2012 já formou 120 mestres, diplomou durante a cerimônia oito novos mestres.

O maior número de formandos foi o da Residência Médica, que teve 43 médicos concluindo as suas especialidades nas áreas de Anestesia, Cirurgia Geral e Pediátrica, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Hepatologia, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

A Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança entregou o diploma a 18 concluintes, profissionais de saúde como fisioterapeutas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, que a partir da conclusão da residência estão ainda mais qualificados para a assistência em saúde, com ênfase em saúde da mulher e da criança.

O enfermeiro Lauro Nascimento, natural de São Miguel do Guamá, foi um dos concluintes da residência multiprofissional. Como orador da turma, agradeceu aos preceptores, famílias e colegas de residência e destacou a importância da formação profissional e das experiências vividas na Santa Casa. “A Santa Casa foi uma grande casa para todos, mostrando as dificuldades em fazer saúde na Amazônia e ensinou não somente a sermos profissionais com técnicas e teorias, mas que somos importantes para a saúde no Estado”.

Em seu discurso aos formandos, o presidente da FSCMPA, Bruno Carmona, ressaltou os investimentos em recursos para a concessão de bolsas e infraestrutura que o Estado vem realizando que fomentam a formação de especialistas.

“Muito me honra estar à frente de todo esse processo de requalificação física, intelectual e de prestação de serviços em saúde à comunidade do nosso Estado. Desde 2019, o governo do estado garante ótimas condições para a execução das melhorias necessárias e nossa equipe de gestores e de servidores têm correspondido à altura do desafio”, afirmou Carmona que neste contexto destacou a instituição do Programa Qualifica Saúde.

“O Estado financia uma bolsa adicional para todos os residentes em saúde além da bolsa determinada pelas Comissões Nacionais de Residência Médica e Multiprofissional, além da bolsa de incentivo para os formadores, os preceptores. Não há precedentes em nosso país. Evidente que há muitas oportunidades de melhorias daquilo que já é por si só um marco na história”, detalhou o gestor.

Infraestrutura para a formação – Em 2023, o Governo do Estado entregou a sociedade o Centro de Ensino e Treinamento em Saúde (CETS) da Fundação Santa Casa, que funciona em uma área com mais de 2 mil metros quadrados, incluindo a área externa de convivência. Seu acesso será pela antiga escadaria da Avenida Generalíssimo Deodoro, esquina com a rua Oliveira Belo, no bairro do Umarizal.

O novo espaço engloba auditório, com capacidade de 168 lugares, salas multiuso, toda parte administrativa do ensino e pesquisa, laboratório de simulação realística.

Por se tratar de um prédio centenário, externamente foram mantidas as características com todos os traços arquitetônicos do século passado. Já a área interna foi toda modernizada atendendo às atuais normas de saúde e segurança.

Deixe um comentário